Certificações e estudo internacionais atestam solução 5G da Huawei como a mais avançada e segura do mercado

Salvador, 02/03/2021 – A Huawei, líder mundial em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), recebeu reconhecimento internacional por meio de certificações de cibersegurança, como a GSMA NESAS, a 3GPP SCAS, o atestado da ERNW, provedor independente de serviços de segurança em Tecnologia da Informação (TI), e também a certificação emitida pelo governo espanhol (5G gNodeB CC EAL4+). As certificações são a comprovação de que a máxima prioridade à cibersegurança é um tema onipresente para a Huawei.

As certificações da GSMA (associação global do ecossistema móvel) e da 3GPP (organização internacional que organiza os padrões do ramo de telecomunicações), confirmaram a segurança das soluções a partir de metodologia que auditou o processo de desenvolvimento da estação rádio base 5G da Huawei e aplicou uma série de testes, fazendo da Huawei a primeira empresa do mundo a ser certificada nesse nível.

DEKRA, o primeiro laboratório de teste de segurança NESAS credenciado na Europa, realizou testes de segurança no 5G RAN gNodeB e LTE eNodeB da Huawei. Os testes incluem segurança geral do produto de rede, segurança da interface aérea e teste de vulnerabilidade básica, como proteção de dados e informações, criptografia da interface aérea e proteção de integridade, robustez e teste fuzz. De acordo com o relatório, todos os testes citados acima são 100% aprovados. A DEKRA foi a responsável por avaliar a certificação de 5G gNodeB CC EAL4+, citada acima, emitida pelo governo espanhol.

Já os testes realizados pela ERNW, com base na Alemanha, foram feitos no código-fonte das soluções de core de rede.

Histórico de investimentos em P&D

Os resultados do presente são consequência do foco da Huawei em investimentos visando o longo prazo. Desde 2009, a Huawei tem investido fortemente em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o desenvolvimento do 5G. Foram mais de US$ 5,5 bilhões até o ano passado, o que garantiu a liderança na padronização do 5G e no número de patentes essenciais: são 6.346 registros de famílias de patentes, cerca de 17% do total. A contribuição para impulsionar a indústria do 5G também se demonstra com o número de contribuições para a 3GPP: foram mais de 35.500 desde 2015, com mais de 8.800 delas aprovadas.

O princípio da Huawei sempre foi o foco na conectividade. A Huawei começou com equipamentos fixos de internet, expandiu para o wireless e, posteriormente, para os smartphones, seguindo o princípio “building the pipes,” mas sem lidar com dados ou aplicações. A rede construída pela Huawei é de domínio e controle dos transportadores e das empresas, enquanto os smartphones vendidos são de posse do consumidor. A Huawei tem trabalhado para construir um mundo totalmente conectado e inteligente que proporcione novas oportunidades aos clientes, governos e todos os usuários de acordo com as inúmeras possibilidades da economia digital.

Cibersegurança como prioridade reconhecida globalmente

Como a primeira empresa do mundo a receber as certificações NESAS (Network Equipment Security Scheme) e SCAS (Security Assurance Specifications), da GSMA e 3GPP, a Huawei demonstra com processos e evidências técnicas verificáveis sua prioridade máxima com a cibersegurança e a proteção de dados. A Huawei participa ativamente e suporta as iniciativas técnicas e abertas de padronização da indústria para o desenvolvimento global da cibersegurança e de um sistema de certificação para o 5G.

A ERNW, entidade alemã independente, de segurança de TI, também é outra organização que realizou testes no código fonte das soluções 5G da Huawei. Os resultados técnicos mostraram que a Huawei estabeleceu um processo de engenharia de software maduro e excelente para o core da network.

A governança global de cibersegurança e privacidade da Huawei foi estruturada de ponta a ponta nos processos da empresa. São mais de 2.300 profissionais em nível global e local dedicados a essa área. Além disso, a Huawei mantém laboratórios globais de transparência em cibersegurança nas cidades de Bruxelas, na Bélgica, e em Dongguan, na China, onde é possível verificar até os códigos fontes das soluções, em clara ação de abertura e transparência no mercado.

A Huawei não comercializa e nem tem acesso aos dados e equipamentos de seus clientes. Durante os últimos 30 anos, a empresa não teve nenhum incidente de cibersegurança relevante, nos mais de 170 países em que opera. E no Brasil, isso não é diferente: há 23 anos no Brasil, a Huawei reforça sua missão de contribuir para a transformação digital do país com as soluções mais avançadas e seguras do mundo.

Desempenho de ponta em 5G

Em termos de desempenho, o estudo da consultoria Ookla, realizado em diversos países, mediu a rede 5G em aparelhos celulares e a Huawei foi a provedora com os melhores resultados no mundo. Realizado com base nos dados da Speedtest Intelligence das cidades de Seul, Dubai, Riad, Sidney, Helsinque, Tóquio, Berlin, Londres, Zurique, Roma, Hong Kong, Amsterdam, Madrid, Nova York e Singapura. Dentre as 15 cidades, a Huawei foi a fornecedora com a maior velocidade de 5G em 11, comprovando a liderança global da empresa na tecnologia.

Seul foi a cidade que se mostrou com a melhor estrutura de 5G, com velocidade média de 472,28 Mbps nos downloads e 49,09 Mbps nos uploads. E a capital sul-coreana foi um dos locais onde a Huawei se destacou entre os fornecedores, chegando a 625,03 Mbps nos downloads e 57,78 nos uploads.

Últimas notícias