Carlos Cunha está à frente dos negócios da F5 Brasil com as Operadoras

Salvador, 07/03/2023 – A F5, líder em soluções que garantem a segurança e a entrega de aplicações corporativas, anuncia que Carlos Cunha é o novo gerente de vendas para Service Providers da F5 Brasil. Atuando há 25 anos no setor, Cunha lidera o relacionamento da F5 Brasil com as Operadoras de Telecomunicações. Cunha é Engenheiro Elétrico e de Comunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e conta com um MBA pelo IBMEC. Antes de ingressar na F5 Brasil, Cunha trabalhou na Alcatel, Italtel e na Logicalis. “Com a oferta da rede 5G e a implementação de novas tecnologias e modelos de negócios, o segmento dos Service Providers está passando por uma profunda transformação. Carlos Cunha tem um olhar voltado para soluções, endereçando com precisão os complexos desafios vividos pelas Operadoras neste momento”, diz Hilmar Becker, Country Manager da F5. Cunha trabalha em conjunto com o time de Solutions Engineers da F5 e com os parceiros de canal da empresa no país.

A era da conexão entre pessoas e entre coisas

Para Cunha, 2023 será o ano em que as Operadoras brasileiras viverão o desafio de adicionar velocidade e segurança à implementação das novas redes 5G. “Houve um período em que as Operadoras interligavam principalmente pessoas, mesmo quando dados eram trocados. O 5G acelera a disseminação de novas aplicações baseadas em IoT, em que coisas estão conectadas. Setores como o agronegócio estão saindo na frente nesta tendência, e isso traz novos desafios tanto para as empresas usuárias como para as Operadoras”.

A segurança dos novos ambientes 5G conectando pessoas e coisas – uma superfície de ataque em constante expansão – é um dos maiores desafios das Operadoras neste ano. “Foi-se o tempo em que a segurança era vista como custo”, resume Cunha. “A proteção das novas aplicações de 5G/Edge Computing é crítica para nações, empresas e pessoas”. Na área de saúde, por exemplo, cirurgias remotas são um exemplo em que qualquer indisponibilidade ou inconsistência representa um risco da vida. “Essa realidade explica a demanda pelas soluções F5 da parte das Operadoras. A maturidade em segurança e privacidade de dados é um requisito essencial para o setor”.

Últimas notícias