xarvio e Metos firmam parceria no Brasil para monitorar pragas em soja, algodão e milho em tempo real

Salvador, 29/09/2021 – A BASF Digital Farming GmbH e a Pessl Instruments GmbH (Áustria) assinaram um acordo mundial de colaboração global em atividades de pesquisa e desenvolvimento para monitorar pragas nas principais culturas. No Brasil, a parceria será feita através da subsidiária local da Pessl Instruments, Metos Brasil, e visa melhorar o manejo de pragas em soja, milho e algodão.

A colaboração unirá os recursos de hardware e software da Metos, principalmente sua armadilha automatizada para monitoramento de insetos iMETOS iSCOUT, com o reconhecimento e análise de imagem do aplicativo líder de mercado da BASF Digital Farming: xarvio SCOUTING. A combinação de experiência, dados de precisão e avançado conhecimento digital oferecerá aos agricultores, pela primeira vez, observações em nível de campo, quase em tempo real, para otimizar ainda mais a produção da lavoura.

O primeiro projeto de colaboração no Brasil se concentra no monitoramento e modelagem para a lagarta Helicoverpa armigera, nas culturas da soja, milho e algodão. Outra praga foco da parceria é o bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis). Os testes começaram em maio de 2021 e tem o objetivo de ajudar os agricultores no reconhecimento e monitoramento das pragas em suas lavouras de uma maneira automatizada e assertiva.

“Um dos maiores desafios na produção de soja, milho e algodão é obter dados pontuais, em tempo real, sobre o monitoramento de algumas pragas no campo. Com esta parceria, podemos identificar com precisão as espécies de pragas presentes no campo e o nível de infestação”, explica Ricardo Arruda, gerente Técnico Digital de xarvio.

Ao associar o reconhecimento e análise de imagem do xarvio SCOUTING à armadilha automatizada de insetos iSCOUT, é possível solucionar este problema de maneira conjunta.

Com o monitoramento de insetos será possível observar o tipo de insetos, número de plantas afetadas e ajudar a evitar que o dano ocorra. Equipamentos de agricultura de precisão, com o apoio da inteligência artificial, permitem um foco mais detalhado nos alvos e contribuem com uma tomada de decisão mais assertiva. “A agricultura de precisão ajuda a garantir um uso mais eficiente dos insumos agrícolas. E isso é bom para os agricultores, para a sustentabilidade e para a biodiversidade”, pondera Ricardo Arruda.

“Com a armadilha para insetos iSCOUT, que é totalmente autônoma e alimentada por energia solar, podemos monitorar a pressão de pragas 24 horas por dia, 7 dias por semana, e enviar os dados, quase em tempo real, para o xarvio SCOUTING fazer o reconhecimento de imagem. Com isso, oferecemos aos agricultores o melhor monitoramento e controle de insetos a qualquer momento, em qualquer lugar”, concluiu Luciano Loman, diretor executivo da METOS Brasil

Para as culturas de frutas e hortaliças, o monitoramento estará disponível na Argentina, na Europa e Índia.

Últimas notícias