UX, Machine Learning, Inteligência Artificial e Robotização ainda são pouco exploradas no Brasil

Salvador, 24/12/2022 – O cenário de tecnologia no país está em constante expansão. Só nos últimos 10 meses as vagas de trabalho no setor cresceram 34,3%. De janeiro a outubro, 74 mil novas oportunidades foram criadas no segmento, de acordo com os dados do portal Empregos.com.br. No entanto, uma pesquisa realizada pela IT Mídia, empresa líder de mercado em pesquisa, eventos e premiações do segmento, revela que algumas habilidades técnicas fundamentais para o avanço da tecnologia por aqui ainda são pouco dominadas pelos profissionais.

No levantamento intitulado “Diagnóstico Comportamental dos Profissionais de TI”, os respondentes disseram ter pouco conhecimento sobre UX (61%), Machine Learning (57%), Inteligência Artificial e Robotização/RPA (57%). Esses índices chamam a atenção, uma vez que a transformação digital demanda conhecimento sobre essas áreas e a falta de profissionais capacitados pode ser um problema para o desenvolvimento da área no país. Segundo o gerente de estudos da IT Mídia, Pedro Hagge, isso é um ponto de alerta. “Desde a pandemia o mercado de tecnologia precisou acelerar muitos aspectos para atender às necessidades do mercado. Entre os profissionais mais procurados estão aqueles que possuem habilidades conectadas ao futuro no setor, mas existe uma carência de profissionais com essas aptidões”, afirma.

Além das habilidades técnicas, o mercado também está de olho nos soft skills desses profissionais. Quando questionados, os entrevistados admitiram que precisam se desenvolver na gestão de produtos digitais (54%), estratégia e negócios (46%), liderança e influência social (43%). “Cada vez mais as empresas de tecnologia querem colaboradores que estejam alinhados com a estratégia de negócios e que consigam atuar de forma influente em todas as áreas da companhia, sem que se restrinjam apenas ao setor em que atuam diretamente”, conclui Hagge.

Últimas notícias