Uso de tecnologia possibilita maior eficiência e gestão na construção civil

Parceria entre MRV e UFBA possibilita inspeções de empreendimentos habitacionais e canteiros de obras por meio de drone e inteligência artificial

Salvador, 13/07/2022 – Parceria de cooperação técnica e científica firmada entre a MRV, uma das empresas do grupo MRV&CO, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem gerado resultados positivos e servido de exemplo para o mercado da construção civil da Bahia. Isso porque, a partir do uso de tecnologias, como drones e inteligência artificial, canteiros de obras e empreendimentos da construtora no estado estão tendo uma maior eficiência no monitoramento do progresso, inspeção e gestão de segurança e inspeção de obras após ocupação.

Representando uma quebra de paradigma no segmento, o projeto mostra que é possível utilizar a tecnologia para inovar e favorecer o desempenho e conforto das edificações residenciais, gerando benefícios em vários aspectos, que vão desde a redução de custos com manutenções corretivas à satisfação dos clientes da construtora.

Um dos principais resultados que o projeto tem apresentado é a formulação de um método para inspeção de telhados de empreendimentos com uso de drone, que inclui checklist de inspeção, protocolo de voo para a coleta das imagens, modelo de relatório a ser entregue e de um Protótipo de Plataforma Web (Smart Inspecs Obras – Telhado), que possibilita a geração de relatórios sobre as condições dos telhados das obras entregues, com o reconhecimento automático de parte destas patologias a partir das imagens do drone.

“Os resultados são satisfatórios, visto que conseguimos enxergar uma diminuição dos índices de chamados de assistência técnica relacionados a problemas de telhado nos empreendimentos onde rodamos o projeto. Tivemos também feedbacks positivos das administrações dos condomínios, já que possibilitou a sinalização da necessidade de manutenção periódica nos telhados dos empreendimentos”, destacou Fernando José Ribeiro Segundo, Gestor de Obras da MRV.

O gestor ainda conta que o processo de monitoramento e inspeção dos telhados dos empreendimentos recém-entregues pela MRV por meio de drones e inteligência artificial começou a ser feito em 2019. O desenvolvimento deste trabalho é de responsabilidade do Grupo de Pesquisa e Extensão em Gestão e Tecnologia da Construção do Departamento de Construção e Estruturas da Escola Politécnica da UFBA, sob a coordenação da professora Dayana Bastos Costa.

“Para a universidade e para os alunos, este convênio tem ofertado um ambiente propício para desenvolvimento das pesquisas aplicadas e desenvolvimento experimental, em nível de graduação, mestrado e doutorado, com importantes avanços nos conhecimentos científicos e técnicos na área de gestão de obras e uso de tecnologias digitais. A partir destas pesquisas estão sendo produzidas dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de publicação de resultados em congressos nacionais e internacionais e periódicos de alto impacto”, ressaltou a professora Dayana Costa.

“Com essa cooperação estamos incentivando e promovendo a inovação e o avanço tecnológico da construção civil”, completa Fernando José Ribeiro.

Ao longo do projeto já foram produzidas 6 dissertações de mestrado, 3 teses de doutorado e mais de 20 publicações científicas.

Últimas notícias