Solinftec entrega os primeiros robôs para a safra 2022/23

Salvador, 25/11/2022 – A Solinftec, líder global em soluções de inteligência artificial e práticas agrícolas sustentáveis, anuncia a entrega dos primeiros robôs Solix AG Robotics ao mercado brasileiro. Até o plantio da safrinha 2023, 100 unidades estarão em operação no país. As primeiras fazendas que receberam o robô pertencem à AMAGGI, em complexos da empresa nos municípios de Campo Novo do Parecis (MT) e em Santo Antônio do Leste (MT). Além da AMAGGI, os Grupos ER, de Buritis (MG); FNE, de Cesário Lange (SP) e Schimidt Agrícola, de Luís Eduardo Magalhães (BA) também são destino das primeiras entregas.

Plataforma robótica, baseada em inteligência artificial e completamente autônoma, pioneira para produção de alimentos em larga escala no agro, o Solix Ag Robotics foi lançado comercialmente pela Solinftec no fim de abril e está disponível inicialmente para culturas de grãos e algodão no país. Além do Brasil, Estados Unidos e Canadá também são destinos da plataforma onde 30 unidades serão entregues na no início de 2023.

“A Solinftec quer estar com o robô em diferentes perfis de propriedades rurais: do pequeno produtor, com propriedades até mil hectares que representam 50% da agricultura brasileira; médios produtores, com áreas entre mil e 10 mil hectares e em grandes produtores com áreas cima de 10 mil hectares”, afirmou Emerson Crepaldi, COO – Chefe de Operações Brasil e América Latina – da Solinftec. “A partir de agora, o produtor pode contar com o Solix AG Robotics para fazer um monitoramento e manejo mais assertivo em condições muito variáveis na lavoura”, acrescentou Crepaldi.

Antes do lançamento comercial do robô, a Solinftec contou com a parceria da AMAGGI, empresa brasileira referência na adoção, uso de tecnologias e investimentos em modernização no cultivo das culturas de grãos e algodão. A companhia é pioneira ainda no desenvolvimento e testes da plataforma em condições reais no campo.

“Nas culturas da soja e do algodão, onde em média a janela entre plantar e colher é de aproximadamente 105 dias e 160 dias, respectivamente. O MIP (Monitoramento Integrado de Pragas e Doenças) nos permite controlar assertivamente as infestações e ataques às lavouras. A presença do Robô Solix chega como uma das alternativas para execução desse monitoramento, utilizando-se de tecnologias como IA (Inteligência Artificial), câmeras de altíssima resolução no reconhecimento das pragas e doenças, além de todo um trabalho orientado por missões previamente planejadas pela área agronômica. Esse trabalho autônomo permitirá também entradas e reentradas nas lavouras, naqueles momentos pelo qual o monitoramento manual são impedidos. Apesar de estarmos focados nos testes e melhorias do projeto, já podemos imaginar benefícios no processo sustentável de produção de grãos e fibras”, destaca Ricardo Moreira, gerente de Controle de Produção da AMAGGI.

“A participação da AMAGGI foi fundamental para ampliar a nossa expertise, ajustar a tecnologia às necessidades da operação de grãos e oferecer resultados consistentes aos produtores deste segmento”, concluiu Crepaldi. “As entregas do Solix AG Robotics significam mais do que a expansão da Solinftec neste mercado, elas demonstram que o produtor brasileiro tem buscado a integração de ferramentas que facilitam não só a tomada de decisão ou, a economia de insumos e preservação do meio ambiente, mas também soluções que ofereçam agilidade em todos os processos que envolvem a produção agrícola”, conclui o COO da Solinftec.

Sobre a AMAGGI

Fundada em 1977, a AMAGGI é a maior empresa brasileira de grãos e fibras. Presente em diversas etapas da cadeia do agronegócio, atua na produção agrícola de grãos, fibras e sementes, originação, processamento e comercialização de grãos e insumos, transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, além de geração e comercialização de energia elétrica renovável.

Com sede em Cuiabá (MT), a AMAGGI está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. São 74 unidades localizadas em 42 municípios de nove estados. No exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai e Suíça.

A AMAGGI produz anualmente cerca de 1,1 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre soja, milho e algodão. A companhia possui uma base de relacionamento comercial de aproximadamente seis mil produtores rurais e, em 2021, comercializou cerca de 17,8 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo.

Sobre o Solix AG Robotics

A plataforma robótica possui 2,5 metros por 2 metros e permite o monitoramento planta a planta, o que favorece a descoberta de pragas ainda em seu estágio inicial, e, consequentemente, o controle mais rápido e com menor utilização de defensivos.

O robô captura imagens do cultivo agrícola por meio de câmeras e sensores multiespectrais. A partir daí, tem condições de identificar pragas, doenças, qualidade do cultivo, analisar a nutrição e saúde da planta, plantas daninhas e entregar essas informações para a ALICE AI, que faz uma análise e dá uma recomendação de manejo para o produtor. “A função do Solix é ser como sentinela da lavoura para acompanhar todos os dias desde o estágio das plantas”

O robô utiliza dois métodos de condução: um GPS de altíssima precisão (RTK) que o permite seguir linhas previamente programadas e, o outro, câmeras e visão computacional, que identifica onde está a cultura e direciona o Solix para andar sem pisotear as linhas de plantio. Essa condução é direcionada pela ALICE AI, que identifica o trajeto mais eficiente e o momento ideal, fazendo com que o Solix vá apenas aonde é necessário.

Sobre a Solinftec

A Solinftec é uma empresa brasileira, líder global em inteligência artificial e robótica para o agronegócio. Fundada na cidade de Araçatuba (SP), em 2007, por engenheiros de automação cubanos, a AgTech conta com mais de 800 colaboradores globalmente, 330 somente na área de P&D, além de unidades nos Estados Unidos, Colômbia, Canadá e China. Entre as soluções tecnológicas disponibilizadas pela empresa estão a plataforma de inteligência artificial ALICE AI e o Solix Ag Robotics, o primeiro robô voltado para produção de alimentos em larga escala no agronegócio.

Últimas notícias