Shell implementa tecnologia de aprendizagem profunda interativa da Bluware para acelerar interpretação de dados de subsuperfície

Salvador, 31/08/2020 – A Bluware, plataforma de inovação digital que acelera iniciativas de transformação digital no setor de petróleo e gás com o uso de aprendizagem profunda, tem o prazer de anunciar a implementação da tecnologia patenteada de aprendizagem profunda Pickasso, uma versão personalizada do Bluware InteractivAI, na Royal Dutch Shell PLC. A tecnologia da Bluware irá ajudar a Shell a melhorar a qualidade e a velocidade dos fluxos de trabalho de interpretação sísmica.

O aplicativo Pickasso está sendo utilizado pelas equipes de exploração da Shell para acelerar interpretações sísmicas e melhorar os resultados, por ajudar os usuários a identificar fenômenos geológicos que podem não ter sido notados previamente ou interpretados incorretamente. O Pickasso é diferente de outras ferramentas de aprendizado de máquina sísmicas, porque ele aprende em tempo real, conforme os interpretadores fornecem feedback e sugerem uma interpretação de dados inobservados, para garantir resultados mais precisos e abrangentes do que trabalhar sozinho.

“Para atender à crescente demanda de energia, os hidrocarbonetos continuarão sendo uma parte do mix de energia nas próximas décadas. Aumentar nossa capacidade tecnológica e empregar recursos digitais é fundamental para assegurar que nossas atividades de upstream sejam dinâmicas e produtivas”, disse o vice-presidente para Transformação de Exploração da Shell, Gabriel Guerra.

“A Shell se sente estimulada com essa parceria com a Bluware. Vemos uma forte demanda, particularmente em nossos negócios de águas profundas, para acelerar os tempos de ciclo de interpretação e o Pickasso é um importante ponto de partida para isso”, acrescentou Guerra.

Além disso, a Bluware está ajudando a Shell a aproveitar interpretações prévias, ao habilitar a funcionalidade do Pickasso de ser usado com interpretação prévia, realizada no Petrel ou na plataforma patenteada da Shell para interpretação de dados sísmicos nDI.

O Pickasso e o Bluware InteractivAI são alimentados pelo ambiente de dados nativos em nuvem Bluware’s Volume Data Store (VDS), que reduz os custos de armazenamento de dados e tem flexibilidade para acessar dados, habilitando a aceleração de tarefas de interpretação detalhada.

“A equipe da Bluware está estrategicamente alinhada com as equipes de GeoSigns e X-Digi da Shell para fornecer fluxos de trabalho modernos de exploração de produção (E&P) baseados em nuvem. Nossa colaboração com a Shell em suas iniciativas ambiciosas de transformação digital irá garantir retornos de curto prazo sobre o investimento e valor estratégico de longo prazo”, disse o presidente-executivo da Bluware, Dan Piette.

A Bluware vem colaborando com a equipe de exploração da Shell desde o início de 2019 para desenvolver o Pickasso, mantendo um foco concentrado na transformação digital e acelerando os fluxos de trabalho de interpretação.

Últimas notícias