Metrô de Salvador adquire câmeras térmicas para auxiliar identificação de pessoas com COVID

Salvador, 10/06/2020 – O metrô da capital baiana adota a solução de detecção térmica da Dahua Technology, a maior empresa do mundo de segurança eletrônica de capital privado,  que confere a precisão necessária para medir a temperatura de pessoas em áreas de grande circulação. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar o combate ao coronavírus, pois a identificação de febre em passageiros (temperatura acima de 37,8°C) pode indicar infecção por Covid-19.

As seis câmeras térmicas instaladas no metrô são dotadas de dispositivos black body da Dahua Technology que medem a temperatura de pessoas, em massa e com alta precisão, apresentando possível margem de erro de apenas 0,3ºC grau. Os equipamentos foram instalados no início de junho nas estações de maior movimento do metrô de Salvador, como Lapa e Pirajá. O plano é expandir a iniciativa para outras estações  da cidade.

A solução identifica a temperatura de inúmeros passageiros em tempo real por meio do uso de um sensor calibrado que realiza a checagem da temperatura, e envia a informação de maneira rápida e eficaz a um painel, gerando um alerta caso identifique algum indivíduo fora do padrão de temperatura, ou seja, o estado febril. Foram treinados enfermeiros e técnicos de informática para a utilização dos equipamentos.

Após a identificação de febre, as pessoas são encaminhadas à sala de primeiros socorros das estações, fazem o teste rápido para a detecção da Covid-19 e o teste de proteína C-reativa também conhecido como PCR, além de receberem as informações e o atendimento necessário.

“A iniciativa visa promover a segurança dos cidadãos de Salvador que precisam utilizar o metrô para se locomover. Com a medição de temperatura e aplicação de testes, conseguiremos reduzir o contágio por coronavírus no transporte público, uma vez que é difícil manter o distanciamento”, esclarece Eduardo Copello, diretor presidente da CTB.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) adquiriu as câmeras e dispositivos black body da Dahua Technology e o projeto foi realizado pela CTB, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o apoio da CCR Metrô Bahia. A integradora Avantia Tecnologia e Segurança foi responsável pela instalação técnica em ambas as estações.

Últimas notícias