Futuro dos negócios: operações completamente conectadas serão cada vez mais inteligentes e eficientes

Para CEO da Zebra Technologies, estratégias de digitalização devem pensar no longo prazo e num futuro em que todas as áreas da empresa estão conectadas

Salvador, 21/07/2022 – A tendência para empresas do mundo inteiro está na digitalização e automatização de processos e operações. Para o CEO da Zebra Technologies, Anders Gustafsson, a internet das coisas, a visibilidade de ativos e soluções inteligentes de computação e mobilidade têm se tornado relevantes nos últimos anos e passaram a ser críticos para o crescimento de negócios de todos os setores. A Zebra Technologies é uma empresa inovadora com soluções completas que permitem que negócios melhorem seu desempenho por meio de tecnologia.

Atualmente, a tecnologia é usada para conectar de forma inteligente ativos, informações e pessoas em fluxos de trabalho colaborativos, dando aos negócios a capacidade de ver o que está acontecendo, analisar dados e tomar as melhores decisões em tempo real. Há também um forte interesse em robôs móveis autônomos que se integram aos trabalhadores, unindo o melhor de dois mundos: a capacidade de repetição das máquinas e a sensibilidade do olhar estratégico das pessoas. “As estratégias de digitalização atualmente buscam ser abrangentes e contemplar, aos poucos, cada área da organização, mantendo todos os ativos e trabalhadores conectados”, explica Gustafsson.

A tendência já se reflete em pesquisas de mercado. De acordo com o Índice de Inteligência Empresarial da Zebra, 90% das empresas da América Latina planejam aumentar seus investimentos em IoT e mobilidade e 36% estão implementando soluções de IoT em toda a empresa, em busca de tornar inteligentes e conectados todos os ativos da organização.

No varejo, por exemplo, as empresas estão investindo para dar conta da expansão da multicanalidade. Nas lojas, a inversão em tecnologia se traduz em funcionários equipados com computadores móveis e gerentes apoiados por soluções de gestão de tarefas e análise prescritiva para organizar escalas, acompanhar o estoque e tudo mais o que impacte a operação.

Já na manufatura, há um interesse contínuo em automatizar fluxos de trabalho com tecnologias como wearables e robótica. Ao mesmo tempo, a possibilidade de rastrear cada etapa da operação, desde a chegada dos insumos até o despacho do produto final também ganha cada vez mais importância.

“Os negócios devem evoluir de acordo com as necessidades do mercado e precisam estar sempre um passo à frente quando o assunto é inovação”, reflete Gustafsson. “É preciso um plano de longo prazo que contemple a adoção de soluções inteligentes em todas as áreas da empresa e garanta uma vantagem competitiva frente aos concorrentes”, conclui.

SOBRE A ZEBRA TECHNOLOGIES

A Zebra permite que as organizações prosperem na economia sob demanda, tornando todos os colaboradores e ativos da linha de frente visíveis, conectados e totalmente otimizados. Com um ecossistema de mais de 10.000 parceiros em mais de 100 países, a Zebra atende clientes de todos os tamanhos, sendo 94% da Fortune 100. Com um portfólio premiado de hardware, software e serviços que digitalizam e automatizam fluxos de trabalho. As cadeias de suprimentos são mais dinâmicas, clientes e pacientes são melhor atendidos e os trabalhadores ficam mais engajados quando usam as inovações da Zebra. Em 2021, a Zebra expandiu seu portfólio de automação industrial com a aquisição da Fetch Robotics e aumentou sua visão computacional e capacidades de software de inteligência com as aquisições da Adaptive Vision e da antuit.ai. A Zebra está em 25º lugar na lista da Newsweek dos Locais de Trabalho Mais Amados dos EUA e, pelo quinto ano consecutivo, foi incluída na lista da Forbes dos Melhores Empregadores dos Estados Unidos.

Últimas notícias