10 tendências em tecnologia e inteligência artificial generativa para 2024

CI&T, referência global em tecnologia e transformação digital, aponta os principais caminhos que os setores devem percorrer ao longo do ano

Salvador, 19/02/2024 – Desde 2022, com a chegada do ChatGPT aos mercados, as áreas da inteligência artificial, generativa e da tecnologia vivem um “boom”. Antes, eram apenas uma tendência, mas agora são uma realidade e fazem cada vez mais parte da rotina no Brasil e no mundo afora, seja de pessoas que buscam uma casa mais automatizada, por exemplo, ou de empresas que visam mais inovação e eficiência nos seus processos cotidianos.

Para Renata Feltrin, Diretora-Executiva da América Latina da CI&T, empresa referência global em tecnologia e transformação digital, ambos os campos de conhecimento devem servir ainda mais de apoio para melhorar a experiência humana e trazer mais hiper eficiência para o dia a dia. “O mundo começa a ver agora, na prática, o quanto a IA generativa pode transformar modelos de negócios e principalmente o comportamento da população”, afirma.

Além disso, um estudo da McKinsey estima que a IA generativa possa acrescentar até U$ 4,4 trilhões na economia global por ano, mostrando a importância da ferramenta e como ela é um reflexo das empresas em que todos os setores já estão usufruindo dela. Diante desse cenário promissor, a CI&T apontou o que acredita ser as 10 principais tendências de tecnologia para este ano. Confira:

1. Gestão do conhecimento
A IA generativa está mudando a forma como as informações são coletadas e armazenadas. De acordo com uma pesquisa da Gartner, 47% dos trabalhadores digitais lutam para encontrar dados necessários para desempenhar de forma eficaz o seu trabalho. O impacto dessa transformação não será apenas nos mecanismos de pesquisa da Web, mas em todo tipo de busca, desde a pesquisa de um email ou um arquivo até a procura por detalhes de um cliente em um CRM. Essa mudança tende a afetar como produtos digitais são desenvolvidos, sejam eles voltados para mercados B2C ou B2B.

2. IA tomadora de ações
Conforme a IA evolui, a tecnologia não apenas coleta e organiza dados, mas também toma decisões e ações por conta própria. Em outras palavras, além de gerar textos, imagens e insights, a IA generativa vai decidir por si mesma o que fazer com essas informações. Contudo, a supervisão humana seguirá sendo fundamental para evitar possíveis erros, além de garantir alinhamento com questões éticas.

3. Regulamentação
A legislação não costuma acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias, contudo, com o grande impacto da IA, a expectativa é que ocorra uma aceleração das regulamentações em 2024, uma vez que os debates éticos e cuidados com a segurança no desenvolvimento e utilização são enormes. Assim, 2024 será um ano em que temas sensíveis poderão impactar empresas que não se protegerem com políticas de uso responsáveis relacionadas ao uso interno de IA.

4. Setor financeiro
Influenciado pelos usuários e pelos órgãos reguladores, o setor financeiro pode ser considerado um early adopter de novas tecnologias. Inspirados pelo e-commerce, os aplicativos bancários começam a evoluir para superapps. Com a implementação do Drex, projeto de moeda digital do Banco Central, que promete a tokenização massiva da economia, é esperado que essa oferta ampla de serviços ganhe ainda mais impulso.

5. Tendências para o varejo
Não há dúvidas de que a Inteligência Artificial foi o grande tópico do varejo nos últimos dois anos. Graças ao potencial de múltiplas aplicações no comércio, a tecnologia promete implicações para o setor, seja na utilização de dados para análises mais comportamentais ou no aumento da conveniência para os consumidores e em uma melhor experiência para os clientes.

6. Ganhos hiper eficiência
Embora todos os segmentos do mercado possam se beneficiar da hiper eficiência proporcionada pela IA generativa, é naqueles que trafegam grande volume de dados que o aumento de produtividade é evidenciado, como bancos e finanças. Ademais, 2024 deve marcar o fim de uma era onde a tecnologia era vista como barreira divisória das pessoas com o mundo físico e vai passar a ser uma assistente que empodera pessoas, pois vai agilizar a execução de tarefas.

7. IA e sustentabilidade
A tecnologia está sendo cada vez mais aplicada para enfrentar desafios relacionados ao tema, incluindo a otimização do uso de recursos, a previsão de impactos ambientais e o desenvolvimento de soluções energéticas mais eficientes. Dessa forma, a pauta deve ganhar ainda mais tração, pois a questão ambiental é urgente.

8. Internet of Things (IoT)
A IoT continua a se expandir, conectando dispositivos inteligentes em uma ampla gama de setores. A interconexão de dispositivos permite coleta de dados em tempo real e automação de processos, melhorando a eficiência operacional, oferecendo oportunidades para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e criar novas experiências para os usuários.

9. Realidade Virtual e Aumentada
A expansão das Realidade Virtual e Aumentada em 2023 mostrou a sua versatilidade em várias indústrias, oferecendo experiências imersivas e práticas para os usuários. Essa dupla vai continuar a se destacar no entretenimento, na educação, no treinamento corporativo, na assistência médica, entre outros campos.

10. Antecipação de fenômenos com IA
O uso de inteligência artificial para antecipar eventos futuros com base em dados históricos e padrões identificados está se tornando cada vez mais comum. Em 2024, a IA deve ser amplamente utilizada em uma variedade de campos, incluindo previsão de demanda, prevenção de fraudes, previsão de catástrofes naturais e personalização de experiências do usuário. Com algoritmos mais avançados e conjuntos de dados mais robustos, a capacidade de prever e se preparar para novos acontecimentos se torna uma vantagem competitiva significativa para as empresas.

LEIA TAMBÉM:

Como os SuperApps já abrem caminho para desmaterialização dos bancos nas jornadas dos clientes

SuperApps: tendência que veio para revolucionar o mercado financeiro

Últimas notícias