Tupy abre inscrições para o programa de aceleração de startups da ShiftT

Logística, novos combustíveis, geração de energia e crédito de carbono estão entre as frentes de atuação pretendidas

Salvador, 10/11/2023 – A ShiftT, aceleradora de startups da Tupy, anuncia a abertura das inscrições para o terceiro batch do programa de aceleração. As startups interessadas podem fazer a inscrição até 30 de novembro no site da ShiftT.

O objetivo é atrair startups que queiram desenvolver, com o apoio dos profissionais da Tupy, provas de conceito e validar seus modelos de negócios. Para se inscrever, há alguns critérios, que estão detalhados no edital.

Até o segundo ciclo, as startups trabalhavam em 4 grupos de atuação: Sinergia com a Tupy; Digital e Indústria 4.0; Desenvolvimento Sustentável e Modelos de Negócios Inovadores. “Com as aquisições recentes e avanço da estratégia da Companhia, vimos a necessidade de ampliar as áreas de atuação da ShiftT. Agora, buscamos startups em novas frentes de atuação, tais como: Logística, Novos combustíveis, Geração de energia e crédito de carbono”, explica Karollyne Correia (foto), que lidera as ações da ShiftT.

Além das competências desenvolvidas pela Tupy, o acesso aos seus mercados e parques fabris, um dos diferenciais do programa de aceleração é o acesso aos laboratórios da Companhia, inclusive, o maior da América Latina em testes de motor.

Durante a aceleração, as startups têm a oportunidade de desenvolver provas de conceito de forma remunerada. Além disso, não precisam disponibilizar participação acionária, pois, o programa é “Equity Free”.

As startups selecionadas também passam a integrar a uma plataforma de gestão de cadeias de fornecimentos. Desta forma, além dos benefícios descritos no edital, podem ser fornecedoras de grandes empresas brasileiras.

Reconhecimento

O trabalho desenvolvido pela Tupy com as startups foi reconhecido no Ranking 100 Open Startups 2023, em que a Companhia ficou em 8º lugar no Top 10 do Open Corps, na categoria Mineração e Metais. Ao todo, foram consideradas 5.348 corporações. O Ranking reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no Brasil no último ano e é considerado a maior e principal fonte de dados sobre open innovation da América Latina.

Resultado das Aceleradas

A Hedro foi uma das três startups selecionadas no primeiro ciclo de aceleração da ShiftT, em 2021. Uma startup mineira especialista no desenvolvimento de tecnologias emergentes (hardware, firmware e software) e na integração delas ao ambiente industrial. Por meio de sensores e solução digital, tinha como objetivo melhorar a manutenção preditiva e o aumento da disponibilidade das máquinas.

Segundo Cássio Barbosa, fundador da Hedro, a ShiftT desempenhou um papel fundamental no amadurecimento de dois produtos, os Sensores H1.2 e o sistema on premises. Além disso, a aceleração proporcionou a validação de seis aplicações de sensores na digitalização de máquinas antigas e contribuiu significativamente para a receita em 2022, quando representou 12% do faturamento da Hedro. Neste ano, em 2023, a startup teve um crescimento de 750% em seu faturamento e, até o momento, a Tupy representou cerca de 10% do faturamento total. Isso demonstra que o relacionamento com a Companhia vem crescendo proporcionalmente ao crescimento da startup.

“Na aceleração da ShiftT, encontramos uma cultura que encoraja a exploração de novas ideias, o que nos permitiu experimentar e adaptar nossos produtos de acordo com as necessidades do mercado. Outro aspecto que merece destaque é o acesso às mentorias com os profissionais experientes da Tupy. Essa oportunidade de aprendizado constante nos permitiu aprimorar nossas habilidades de negócios e aprofundar nosso conhecimento na área de transformação digital, beneficiando nossa startup a longo prazo”, relata Barbosa.

Sobre a TUPY

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras em Betim/MG, Joinville/SC e em São Paulo (SP), e, no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA.

Últimas notícias