Tenda lança 2ª edição do programa interno de inovação e empreendedorismo em parceria com a AWS e Bluefields

Ação contou com treinamento da multinacional americana e as ideias apresentadas pelos colaboradores serão testadas pela área de inovação da construtora

Salvador, 23/09/2022 – Valorizar a cultura de inovação é cada vez mais necessário para as empresas estarem preparadas para lidar com as mudanças e a velocidade do mercado, garantindo o crescimento sustentável do negócio.

Pensando nisso, a Construtora Tenda, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, lança a 2ª edição do programa interno de inovação, totalmente online, em parceria com a Amazon Web Services (AWS) e Bluefields, para estimular atitudes inovadoras e empreendedoras dos seus cerca de 4.590 colaboradores, das mais diversas áreas da companhia.

Conectado com o momento atual do setor de construção civil, que vem sendo impactado pela alta dos juros e aumento da inflação, o programa apresentou o desafio “Como gerar receita ou economia para a Tenda?”. O desafio foi aceito por cerca de 182 colaboradores, divididos em 85 grupos. Desses, 16 tiveram suas ideias aprovadas para fazerem parte do programa.

“Com essa iniciativa, a Construtora Tenda reconhece a importância de seus funcionários para implementar novos processos e serviços. Nos sentimos desafiados a melhorar. É um grande estímulo”, disse Tatiana Yumi Tomita, analista de projetos.

Segundo Renan Sanches, diretor de operações, um dos jurados do projeto, ninguém melhor que os funcionários para desenvolver novos métodos. “A segunda edição do programa de inovação, com apoio da AWS, trouxe um formato mais ágil e leve para nosso processo de ideação. São pessoas que conhecem a empresa e sabem como os problemas podem ser superados no dia a dia”, disse. “Se quisermos ter uma empresa inovadora, precisamos estimular um ambiente de colaboração no qual os funcionários se sintam parte da companhia”, completou.

Além de poderem inscrever as suas ideias para o desafio, os colaboradores foram convidados para participar de encontros abertos, com a curadoria de conteúdo da AWS, sobre os temas de cultura de inovação Amazon, intraempreendedorismo e workshop da metodologia Working Backwards, que pode ser traduzido como “Trabalhando de trás para frente” e a ideia parte da necessidade centrada no cliente.

Os três dias de imersão nos conteúdos e nas ferramentas e metodologias apresentadas pela multinacional de tecnologia americana tiveram a participação de cerca de 790 colaboradores da Construtora Tenda.

Para o diretor de Tecnologia e Marketing da companhia, Luis Martini, o programa tem o objetivo de estimular a inovação e o empreendedorismo, dar voz aos colaboradores, valorizando a inteligência coletiva e a cultura da inovação. “Neste ano, abrimos espaço para todas as diretorias da empresa participarem do programa. O que nos permitiu conhecer ideias que geram receitas incrementais ou economia para a Tenda”, explica o executivo.

As 16 ideias inovadoras apresentadas passaram pela etapa de design print, uma metodologia focada em resolver desafios por meio da imersão e algumas delas serão selecionadas pelos jurados e avaliadores do programa para serem executadas e testadas pelo time de inovação da construtora.

Os participantes ganharam uma camiseta, créditos na plataforma Aprenda +, que podem ser usados na compra de cursos, mentorias, livros, entre outros, e um café da manhã com o presidente da empresa, Rodrigo Osmo, além da possibilidade de contribuir estrategicamente com um dos maiores desafios da empresa para o ano.

Últimas notícias