Startup de inteligência de dados recebe investimento de R$ 3 milhões

Salvador, 02/06/2020 – Mesmo diante da crise do novo coronavírus e da expectativa do mercado de redução nos investimentos em startups, a LogComex, especializada na inteligência de dados de importação e exportação, e membro do portfólio da ACE, empresa de inovação, conhecida por ajudar empreendedores a transformarem suas startups em negócios de classe mundial, recebeu investimento de R$ 3 milhões dos fundos de Venture Capital InvestTech e Caravela Capital e têm planos para expansão dos negócios.

Com o capital, a startup planeja acelerar ainda mais o crescimento nos próximos dois anos, duplicando o quadro de funcionários, hoje composto por 60 colaboradores, e ampliando, principalmente, a área de tecnologia. Desde sua fundação, em 2016, a empresa vem crescendo em um ritmo acelerado de 10% ao mês, atuando na necessidade da cadeia logística do uso de dados e inteligência analítica.Atuando com importadores e exportadores, agentes de cargas, terminais e armazéns, a LogComex fornece inteligência de dados para empresas de comércio exterior monitorarem o mercado e, ao mesmo, tempo acompanharem suas cargas em tempo real. “Existe uma carência muito grande de tecnologia no comércio exterior. Queremos aprimorar a nossa plataforma para trazer mais transparência a este mercado, ajudando nossos clientes a otimizar sua logística internacional”, afirma Helmuth Hofstatter, CEO da LogComex.

Além de monitorar suas cargas, otimizando o processo de despacho das mercadorias, a startup também utiliza tecnologia para coletar informações, processando as transações e disponibilizando análises para seus clientes. Estas análises ajudam o importador/exportador a identificar o tamanho do seu mercado, market-share dos seus concorrentes, fornecedores utilizados, preços praticados etc.

Para Frederico Guesser, sócio da Caravela Capital, a LogComex atende uma dor latente no mercado. “A cadeia de exportação e importação se tornou muito mais competitiva. Por isso, ferramentas que entregam inteligência comercial, como a LogComex, são essenciais para as empresas conquistarem mercado de maneira assertiva”, diz.

A Logcomex foi fundada pelos empreendedores Helmuth Hoffstatter e Carlos Souza. A ideia inicial da startup surgiu quando Helmuth era o responsável pela área de TI do TCP (“Terminal de Contêineres de Paranaguá”) e logo depois, Carlos juntou-se ao projeto trazendo sua experiência como diretor de um dos maiores despachantes aduaneiros do Brasil. Um ano depois, em 2017, a startup participou do processo de aceleração da ACE e atualmente participa do programa Scale-Up da Endeavor. Em 2019, foi eleita como uma das “Great Place to Work”.

“O isolamento social fez com que muitas startups pivotassem o seu modelo de atuação e outras, como é o caso da LogComex, aprimorassem os processos já realizados trazendo ainda mais inovação e oportunidades para as empresas que atende. O investimento recebido é resultado de muito trabalho e agora, o mais importante é seguir com a vontade de fazer ainda mais, sempre observando as mudanças do mercado e inovando no setor, com novas experiências e negócios”, finaliza Pedro Waengertner, CEO e fundador da ACE.

Últimas notícias