Startup de health tech cria plataforma para consultas de telemedicina

Salvador, 21/04/2020 – Democratizar o acesso à saúde através da tecnologia: essa é a proposta da startup Fácil Consulta. Agora, a empresa adaptou-se à telemedicina. Graças a isso, os pacientes podem se consultar sem sair de casa, fortalecendo a prevenção do COVID-19. Tudo isso foi criado por um grupo de jovens que se dedica a encontrar soluções online para mudar a vida de milhões de brasileiros.

Você já leu sobre a regulamentação da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)? A notícia mudou a relação entre médico e paciente: agora, é através da internet que eles se conectam. O Fácil Consulta, uma startup brasileira que busca democratizar o acesso à saúde no país, criou um ambiente online seguro para as teleconsultas que se soma à outra inovação recente: um serviço online de atendimento sobre o COVID-19 e de acolhimento psicológico.

A proposta está sendo aprovada pelos profissionais. Para o Dr. Gustavo Real, Gastroenterologista, a tendência é de que a telemedicina “seja um caminho sem volta”, e a Dra Juliana Ulysséa, Ginecologista, crê em um grande potencial para a especialidade voltada à saúde da mulher. “Alguns exames ginecológicos precisam ser presenciais, mas há questões sobre prevenção, orientações de anticoncepção, dúvidas sobre as fases da vida da mulher e de infecções do trato urinário que podem ser feitas pela telemedicina”, diz ela.

Dúvidas e benefícios

As consultas marcadas na plataforma são realizadas por videoconferência, por isso atendem principalmente orientações sobre sintomas, comportamento e medicações. Os principais beneficiados com a tecnologia? Pacientes que moram em regiões isoladas ou que tenham dificuldade de locomoção, entre eles os idosos, que pertencem ao grupo de risco do COVID-19.

Uma das preocupações é a segurança, por isso a startup dedicou-se a criar um ambiente virtual que diminui esse receio. O CMO da empresa, Patrick Goulart, explica que a alternativa auxilia médicos e pacientes. “Muitos médicos acabaram ficando sem as consultas presenciais, e através da plataforma possuem um espaço online seguro para atenderem. Nossa equipe trabalhou em poucos dias para desenvolver o novo serviço”, afirma.

Existe também a facilidade de pagamento: os atendimentos agendados diretamente no Fácil Consulta são particulares e o pagamento é realizado na plataforma com cartão. Outro diferencial é a garantia da certificação dos profissionais, pois todos os médicos cadastrados devem possuir CRM válido.

Últimas notícias