Startup de energia solar baiana quer reduzir gastos de energia nos condomínios

Salvador, 15/05/2019 – A Bahia tem 6 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica, que é distribuída em todo o Estado pela Coelba. No último dia 22 de abril, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – autorizou um reajuste de 6,22% para as tarifas. A taxa está acima da inflação medida pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor, em 2018, que foi de 3,75%.

Você já calculou quanto vai custar sua luz com esse aumento? O momento é mais do que oportuno para fazer as contas e avaliar a possibilidade de reduzir seus gastos com energia, em até 20%, com a troca da energia elétrica pela energia solar.

Ah, mas como vou instalar placas de energia solar? É complicado e custa caro!

Sei que você deve ter pensado exatamente assim, quando sugerimos a troca. Mas a boa notícia é que você não precisa fazer absolutamente nenhum investimento, ou instalar placas, para ter a energia solar em seu condomínio. Basta alugar uma usina solar. Como?

Com a palavra, Felipe Souto, CEO da fazenda solar Terra do Sol, que possui quatro usinas em operação na cidade de Ibotirama, a 655 km de Salvador. “Os clientes alugam as placas instaladas na fazenda Terra do Sol e, em troca, recebem descontos de 10% a 20%, na fatura mensal da distribuidora de energia (que continua sendo a Coelba). Ou seja, através desse método, o valor fica menor do que a energia da rede. Os condomínios ganham com a redução no custo com energia e o meio ambiente agradece pelo uso de uma energia 100% limpa”, explica Felipe.

O que os clientes estão dizendo

O empresário Roque Lopes, sócio de uma administradora de condomínios de Salvador, aderiu à mudança. Para decidir pela energia solar, e empresário analisou as últimas revisões tarifárias, comparou dados e concluiu: “Há menos de um ano, tivemos uma revisão tarifária que elevou as contas de energia da Bahia em mais de 18%. O que está acontecendo agora é outro aumento. Para fugir das Bandeiras Amarelas e Vermelhas, foi muito mais vantajoso usar a fonte solar e ter descontos de 10% a 20% sem nenhum investimento”.

Quero fazer a troca, mas preciso de mais informações

Pronto. Chegou ao lugar certo. Atendendo aos pedidos de condomínios da Bahia, que estão interessados na energia limpa e nos benefícios que ela oferece, o SECOVI-BA, em parceria com a Terra do Sol, vai promover um bate-papo com Felipe Souto, CEO da empresa, no dia 15 de maio, às 14h, na sede do Sindicato.

O encontro é voltado para síndicos, administradores e gestores da área condominial, e tem como objetivo, apresentar o conceito da energia solar, bem como fazer uma simulação de economia de energia e encaminhar proposta de contratação.

Associados do SECOVI-BA que fecharem o aluguel de usinas solares, terão como bônus um diagnóstico de eficiência energética para os condomínios, com uma análise do atual consumo e potenciais melhorias para redução.

Você já pode se inscrever, enviando um e-mail para [email protected]. Para participar, basta levar 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a uma instituição (a ser definida).

Últimas notícias