So+ma inaugura mais uma casa de recebimento de materiais recicláveis em Salvador

Startup de impacto socioambiental estreia uma nova unidade na região de Ribeira. Com a inauguração, capital baiana contará com 9 unidades

Salvador, 12/08/2021 – Nesta quarta-feira (11), a startup de impacto socioambiental so+ma abriu oficialmente uma casa so+ma na região de Ribeira. A unidade atenderá cerca de 3 mil pessoas que moram no bairro. A iniciativa, idealizada pela cientista comportamental Claudia Pires, quer estimular a prática da reciclagem, permitindo que a população reverta seus resíduos em pontos por meio do Programa so+ma vantagens e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene ou ainda possa transferir doações para ONGs locais. Com a inauguração, os soteropolitanos contarão com oito casas espalhadas pela cidade.

Desde a abertura das casas em 11 de junho, já houve mais de 3.649 novos participantes que se cadastraram no Programa so+ma vantagens para levar seus materiais, acumular pontos e trocar por benefícios. Além disso, já foram recebidos mais de 59.766,92 quilos de materiais recicláveis que ajudaram na renda de cooperativas da cidade e foram enviadas para a reciclagem.

O objetivo é chegar à marca de 12 unidades até o segundo semestre deste ano. A estimativa é arrecadar uma média de 20 toneladas de resíduos por mês em cada uma das casas so+ma espalhadas pela cidade.

“Nosso programa surge como uma oportunidade socioambiental que visa tanto os preceitos da economia circular a partir do incentivo à reciclagem, a geração de emprego e renda para as Cooperativas, como economia e oportunidades de desenvolvimento social para a população”, afirma a fundadora do programa Claudia Pires.

O programa chegou a Salvador em 2019 como um projeto piloto de duas casas e já impactou mais de 6 mil famílias na cidade, que levaram seus resíduos até as casas so+ma, acumularam pontos e trocaram por cursos e alimentos básicos. Ao todo, o programa so+ma vantagens conseguiu recolher mais de 229,6 toneladas de materiais, o que beneficiou cooperativas da cidade.

O Programa so+ma vantagens é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador por meio de um termo de cooperação, além do apoio do Grupo HEINEKEN no Brasil e Ifood, e conta com a parceria dos hipermercados Assaí e BIG.

“Nós acreditamos na importância deste programa como um catalisador de mudança social e ambiental, pois ele olha não apenas para a gestão de resíduos, mas também para o desenvolvimento da comunidade local. Por meio dessa parceria, queremos fomentar o diálogo em relação a temas importantes, além de gerar oportunidades e capacitar a população”, afirma Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

Blockchain do vidro

Até a implementação do programa so+ma vantagens, Salvador não contava com um processo de tratamento de vidro descartado pelos consumidores. A iniciativa foi responsável por desenvolver a chamada Cadeia do Vidro, com mensuração de dados e rastreabilidade de todo o processo, criando um blockchain para que a economia circular se feche: desde o vidro descartado pelo consumidor até chegar novamente à indústria.

blockchain é uma rede que funciona com blocos encadeados muito seguros, que carregam as informações sobre todas as transações pelas quais determinado item passou. O Programa so+ma vantagenspor exemplo, registra o descarte, venda para o convertedor e retorno para a indústria. O método garante ao consumidor que o resíduo teve a destinação correta e retornou ao mercado como um novo item para consumo, garantindo a transparência e rastreabilidade do processo. Hoje, este é o único programa em Salvador habilitado para receber vidro, um dos resíduos com maior volume na cidade. Os resíduos coletados são direcionados para a Indústria Vidreira do Nordeste (IVN), localizada em Estância (SE). Para se ter uma ideia, em Salvador, desde que a cadeia teve início já foram mais de 160 toneladas do material foram desviados do aterro sanitário e devidamente reciclados.

Importância da reciclagem

Desde o início do programa em Salvador, mais de 410,6 toneladas de resíduos foram desviados do aterro sanitário e encaminhados corretamente para reciclagem. “Não são apenas resíduos, são materiais que, se reciclados, têm alto valor agregado e podem ajudar muitas pessoas”, diz Claudia.

Outros impactos ambientais positivos já identificados são:

●      Economia de 1.017 mil KWh de energia. O suficiente para abastecer mais de 121.988 mil residências por um dia com energia elétrica. (8,34 KWh/residência dia);

●      Menos 3,7 milhões de litros de água utilizados na produção de novas embalagens. O equivalente para atender 20.637 pessoas por um dia com água. (180L/hab/dia);

●      Menos de 3,3 milhões de litros de água deixaram de ser contaminados. Foram entregues 3.081 litros de óleo;

●      Menos 1.785 toneladas de CO2 emitidos. Compensando a emissão de gás carbônico equivalente ao consumo de 343.407 pessoas durante um dia (5,2 Kg/dia por pessoa);

●      Cerca de 2.137 árvores salvas.

Últimas notícias