Move firma parcerias no Brasil e busca profissionais para trabalhar na Europa

Sediada em Lisboa, a Move usa a inteligência artificial para ampliar a atuação na busca por profissionais do país para trabalhar na Europa

Salvador, 12/07/2023 – A Move, legaltech portuguesa que atua no segmento de mobilidade profissional e facilitação de expatriação de talentos, acaba de fechar as primeiras parcerias no Brasil. A empresa passa a atuar em conjunto com a Somos Hub de São Paulo, HUNTINGTI do Rio de Janeiro e Grow Group de Pernambuco, consultorias especializadas em recrutamento e seleção. O objetivo das parcerias é a atração de profissionais brasileiros, de várias regiões do país, para que possam expandir suas carreiras para Europa, nas áreas de tecnologia, finanças e serviços.

Sediada em Lisboa, a Move é uma das líderes em processos de mobilidade internacional de recursos humanos de tecnologia para Portugal. Com clientes em toda América Latina, a startup também é especializada na transição de empresas brasileiras para o ecossistema empresarial português. “A pandemia acelerou o processo de contratação de profissionais estrangeiros ao redor do mundo e criou uma nova comunidade, a dos “work moovers”, profissionais que escolhem de onde e para quem trabalham. Com isso, há muitas oportunidades para brasileiros”, afirma Renato Martins, Ceo da Move.

Segundo ele, atualmente contratar profissionais estrangeiros, principalmente nas grandes economias, tornou-se quase usual, além da força do euro e dólar em relação a outras moedas, uma clara vantagem competitiva. “Com a normalização do trabalho remoto, empresas americanas e europeias olham, agora, para os países da América Latina e Ásia, onde começam a recrutar talentos”, destaca.

Os candidatos contarão com treinamento corporativo e cultural, adaptação de currículo, preparação para entrevistas e conhecimento das possibilidades legais e tributárias para expandir os horizontes da sua atuação profissional. Dentro da comunidade Move Your Work, que possui mais de 50 mil talentos, terão acesso às oportunidades e às empresas portuguesas, que poderão divulgar vagas facilitando o “matching” entre as partes interessadas. O cadastramento de currículos pode ser feito no Link.

Portugal é dos países com maior taxa de emprego no setor das tecnologias, com mais que o dobro da proporção comparativamente aos demais mercados europeus, aponta o relatório Estado da Tecnologia Europeia, de 2022. Além da falta de profissionais qualificados em tecnologia, Portugal enfrenta escassez de mão de obra na rede hoteleira, que passa por período de expansão. Estima-se que faltem cerca de 50 mil profissionais na hotelaria. Haverá 115 novos projetos hoteleiros no país até 2024.

O governo português criou uma nova modalidade de visto para facilitar a entrada de imigrantes da área de Tecnologia da Informação (TI). Chamado de Tech Visa, o programa faz parte da estratégia do país de captação e retenção de talentos fora da União Europeia, com objetivo de transformar Portugal em um hub tecnológico.

Para a HUNTINGTI, a Europa tem investido pesado em inovação e tecnologia, atraindo profissionais de todo o mundo. “A oportunidade de atuar em um mercado como o europeu alavanca o currículo e abre muitas portas. Os brasileiros que tiverem essa oportunidade desenvolverão as chamadas soft skills – habilidades comportamentais e de relacionamento, que são bastante valorizadas”, explica Fabiana Tempesta, co-founder da HUNTINGTI.

Conexão com grandes empresas – Para a Somos Hub a parceria traz perspectivas de crescimento nos negócios internacionais ainda neste ano. Entre os principais clientes da empresa estão o Cielo, Sonda, Rakuten, Campari, Bunge, Stellantis (Fiat Chrysler, Peugeot e Citroën), Vale entre outros. “O mercado de trabalho no Brasil está mais recessivo do que na Europa. Nós temos capacidade de oferecer oportunidades e talentos profissionais de alta qualidade para atender a demanda internacional”, afirma Bruno Cabrelon, diretor da empresa.

A Hub Talent recorre às tecnologias de inteligência artificial que facilitam a identificação dos profissionais mais adequados no escopo técnico e comportamental, mesmo em operações que exigem grande número de contratações.

Grow Grou – Para o Grow Group, que possui escritórios no Brasil, Argentina e Chile, a parceria será a oportunidade para potencializar negócios através de novas e mais completas soluções que deem suporte às pessoas e organizações em seus desafios e anseios do mercado de trabalho atual. Um dos diferenciais do grupo é o Recrubot (ou “Bob”) tecnologia que apoia a busca e a triagem dos profissionais e ajuda a identificar talentos que estão em busca de desafios dentro e fora do país.

“Temos capacidade de realizar uma triagem totalmente automatizada e, em conjunto com algoritmos de inteligência artificial, fazer com que ela ‘aprenda’ com os consultores e direcione de forma mais ágil e assertiva aos perfis buscados. Além de reduzir tempo significativo em trabalhos operacionais, essa tecnologia nos permite uma abordagem mais humanizada, cuidadosa e focado nos reais interesses das pessoas, conta Felipe Mançano, diretor do Grow Group.

Últimas notícias