Live apresenta principais pontos do edital para seleção de startups do Banrisul

Da esquerda para a direita, na linha de cima: o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho; a gerente da Universidade Corporativa do Banrisul, Bruna Travi; e o coordenador do Tecnopuc Startups, Leandro Pompermaier. Na linha de baixo: o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luís Lamb; e o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS/Tecnopuc, Jorge Audy.

Salvador, 19/02/2021 – O Banrisul promoveu, nesta quinta-feira (18), live de apresentação e esclarecimento dos principais pontos do edital para seleção de startups do primeiro ciclo de aceleração do BanriTech, Programa de Aceleração de Startups do Banco. Participaram do evento o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luís Lamb; o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho; e o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS/Tecnopuc, Jorge Audy.

Na abertura do encontro, Luís Lamb destacou que é inevitável a adoção de novas tecnologias para o futuro de governos e negócios: “o que chamamos de ‘nova economia’ já não pode mais ser visto como algo novo; é a nossa atual realidade”, afirmou. Referindo-se às mudanças ocasionadas pelas limitações impostas pela pandemia no ano de 2020, acrescentou: “após observar tudo o que vivemos nos últimos tempos, minhas convicções a esse respeito foram revigoradas: mais do que alavancar a economia por meio da introdução de tecnologias do futuro, o nosso papel é conciliar essas mudanças com a promoção de mais dignidade para a vida das pessoas”, salientou.

Dando sequência à programação, Cláudio Coutinho falou sobre o ritmo veloz com que as mudanças impostas pelas novas tecnologias têm ocorrido – e também sobre a necessidade do Banrisul de adaptar-se a elas: “estamos vivendo um período em que as transformações acontecem com muita velocidade, e é impensável o que vamos ter como realidade no mercado financeiro nos próximos anos. Para o Banrisul, não existe outra alternativa que não seja investir fortemente nesse ecossistema de startups, pois é por estas parcerias que poderemos nos manter up to date com as exigências do mercado”, ressaltou. Ao encerrar seu pronunciamento, declarou: “eu diria que hoje não somos mais uma empresa financeira; somos uma empresa de tecnologia que, por acaso, presta serviços financeiros. Fazemos isso, pois sabemos que a instituição financeira que não tiver a inovação no seu DNA, não sobreviverá”.

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS/Tecnopuc, Jorge Audy, relembrou o pioneirismo do Banrisul no que se refere à inovação: “desde muito antes de começarmos a ouvir os termos fintech e transformação digital, o Banco já ocupava uma posição de vanguarda no setor de tecnologia gaúcho; não temos dúvida de que, com o BanriTech, a instituição continuará sendo uma referência nesse sentido”, destacou.

Após os pronunciamentos, a gerente executiva da Universidade Corporativa do Banrisul, Bruna Travi, apresentou e esclareceu dúvidas a respeito do edital que selecionará até  30 startups de todo o País que tenham propostas inovadoras em produtos ou serviços, com potencial de escala, nas seguintes verticais: agronegócios, serviços financeiros, relacionamento com clientes e empresas, eficiência operacional, segurança da informação e governos.

Para assistir à live, a gravação está disponível no perfil do Tecnopuc no Youtube, no link. O regulamento e o edital do Programa BanriTech podem ser acessados em www.banrisul.com.br/banritech .

Últimas notícias