Grupo SMZTO vai investir R$ 50 milhões em startups de tecnologia

Guilherme Reitz, CEO da Yungas

Salvador, 03/12/2021 – O Private Equity SMZTO anunciou nesta sexta-feira (3/12) um investimento estratégico na catarinense Yungas. A empresa possui uma plataforma de gestão e comunicação entre franqueadora e franqueados capaz de centralizar demandas e comunicados, antecipar processos e medir o Health Score de grandes redes — métrica que acompanha o nível de satisfação e performance dos operadores de franquias.

Até o final de outubro de 2021, a Yungas contabilizou um aumentou de 207% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. Com o acordo, a SMZTO, principal grupo de investimentos em franquias no País, busca otimizar os processos internos de comunicação de suas investidas, se aproximar dos franqueados e auxiliar a empresa com a aquisição de novos clientes. Os valores da transação não foram divulgados.

O investimento na Yungas é o primeiro realizado pelo private equity no segmento de tecnologia. Até o final de 2022, a SMZTO projeta investir até R$ 50 milhões na aquisição de participações em novas startups. O foco será centrado em fintechs e fornecedores de softwares de gestão (ERPs).

“Além dos investimentos que realizamos em empresas franqueadoras, estamos construindo um hub de inovação para o sistema de franquias”, explica João Vicente Conte, líder da área de Inovação do grupo SMZTO. “Vamos trazer empresas de tecnologia com alto potencial de escala para atender nossas investidas e seus franqueados, otimizando a gestão e a comunicação entre todos os elos da cadeia, além de facilitar nossa aproximação com a ponta.”

Guilherme Reitz, CEO da Yungas, destaca que o investimento é muito estratégico para a expansão e consolidação da proposta da empresa no mercado. “É uma grande satisfação saber que somos a primeira empresa do setor de tecnologia a ser investida pelo Grupo. Além de agregar para nosso crescimento, vamos trazer nossa expertise para a própria holding.”

Smart Money e geração de valor para franquias

Atualmente, a Yungas presta serviços para três marcas do Grupo SMZTO – Instituto Embelleze, Peça Rara e Instituto Gourmet. Com a compra de participação por parte do private equity, a empresa também passará a atender a holding.

O CEO da SMZTO, Bruno Semenzato, enxerga um enorme potencial na nova marca investida pelo grupo. “A Yungas irá trazer informações mais precisas sobre o que os franqueados pedem às franqueadoras, quanto tempo os pedidos levam para serem respondidos e quais as dores dos franqueados quanto às franqueadoras”, explica Bruno. “Acessando esses dados, teremos melhores condições de gerar mais valor para os franqueados.”

Já o presidente do Conselho da SMZTO, José Carlos Semenzato, comenta que o grupo prioriza investimentos em empreendedores comprometidos, cujos negócios apresentem soluções altamente escaláveis. “Buscamos empresas que estejam em um estágio de forte crescimento”, afirma Semenzato. “Somos bastante ativos na gestão e nos vemos muito mais como sócios estratégicos do que apenas financeiros. Acreditamos que podemos colaborar e muito para resolver problemas existentes entre franqueadoras e franqueados, bem como da relação entre eles e o mercado.”

Yungas projeta 30 mil franquias até 2025

A Yungas atingiu a marca de 3,5 mil franquias atendidas no Brasil no primeiro semestre de 2021, prestando serviços para redes consolidadas e com presença em todo território nacional. Entre as marcas atendidas estão Stone, New Era Cap, Escola Guga Tênis, Johnny Rockets e Delivery Much.

Para o próximo ano, a retail tech projeta captar clientes de uma seleta wishlist, que reúne 16 redes no Brasil em verticais como alimentação, cosméticos, bebidas e combustíveis. “Estamos atentos ao crescimento desse mercado e oferecemos uma solução para sanar uma dor recorrente: unificar e padronizar a comunicação e gestão, para maior eficiência e rentabilidade dos negócios, com o uso de dados para tomada de decisões estratégicas”, explica Reitz. “Nosso objetivo é atingir 30 mil franquias até o fim de 2024, além de prospectar empresas que operam em rede com lojas e unidades próprias.”

Últimas notícias