EY inicia testes no mercado com soluções aceleradas em programa de inovação

BeyondMakers, projeto de fomento ao empreendedorismo interno da empresa, reuniu 110 ideias na edição deste ano

Salvador, 20/07/2020 – “A EY é uma empresa centenária e para nos mantermos relevantes precisamos inovar e ajudar a construir um mundo de negócios melhor, quem sabe para os próximos 100 anos!”. O entusiasmo de Denis Balaguer, diretor do BeyondLabs, Centro de Inovação da EY, reflete os resultados da edição deste ano do BeyondMakers, o programa interno de inovação da organização. Na reta final do desafio, que durou quatro meses entre tempo de lançamento do desafio, captura de ideias e desenvolvimento dos projetos selecionados, ele comemora as inovações que podem transformar a oferta de alguns serviços dentro da empresa.

“O BeyondMakers é a esteira do nosso programa de inovação focada no intraempreendedorismo, identificando, acelerando e incubando novas oportunidades de negócio para a EY. Acreditamos que a inovação é uma importante alavanca de transformação e precisa ser estimulada e fomentada dentro da companhia. Este é o meio para conseguirmos oferecer soluções adequadas aos desafios de negócio emergentes dos nossos clientes”, afirma Denis.

Com início em março deste ano, e envolvendo a EY em quatro países da América do Sul, o programa recebeu 110 ideias na primeira etapa, alcançando o 1º lugar entre os demais programas de inovação da EY nas Américas e estando entre os 5 mundialmente, em termos de volume de submissões. Dessas, dez propostas foram selecionadas para o pitch day, momento de defesa dos projetos, e quatro passaram pelo Design Sprint, com cinco dias dedicados exclusivamente aos processos de discussão e cocriação. Agora, três ideias estão em fase de desenvolvimento, em que um MVP (Produto Viável Mínimo, em português) será construído para iniciar a comercialização em fase de teste. Até o fim do mês, as soluções serão transferidas para as áreas responsáveis e começarão a funcionar no dia a dia na empresa.

Serviços em novos formatos

Uma das ideias sendo desenvolvidas trata da criação de um novo modelo de negócios na área de Consultoria em Gestão de Pessoas. Alinhada à tendência de assinaturas de serviços, novos clientes da EY poderiam, a partir de taxa anual fixa, ter acesso a diversos materiais e eventos da EY e, acima de tudo, contar com um executivo que os ajudaria a resolver um certo número de consultas por mês, relacionadas à Gestão de Pessoas. O objetivo é atrair startups e empresas menores, que não possam custear projetos mais complexos. As outras soluções envolviam soluções digitais para o ambiente de Compliance e de créditos tributários.

Aceleração virtual

Planejado para ocorrer a partir da interação física, com imersões coletivas dentro do Wavespace, laboratório de coinovação da EY, o BeyondMakers teve sua estratégia redesenhada para se adequar ao distanciamento imposto pela pandemia. Todas as comunicações e, mais importante, as metodologias de trabalho, foram adaptados ao meio virtual. A equipe também usou técnicas de inbound marketing, vídeos e segmentação de conteúdo para atrair o público a submeter ideias.

“Este ano tivemos o desafio de fazer toda a jornada online e ficamos muitos contentes com os resultados. Aproveitamos a tecnologia e as ferramentas disponíveis para inovar no próprio formato do programa. Foi uma conexão intensa, com grande colaboração de todos os envolvidos”, reforça Denis.

Resultados e próximos passos

Desde 2016, a EY vem investindo de forma crescente no BeyondLabs, incluindo o estabelecimento do Wavespace em 2018, um laboratório dedicado a imersões de inovação para clientes. A equipe, incialmente com duas pessoas, hoje tem um time de dez profissionais, divididos nas práticas de Design Studio, Digital Garage e Venture Lab. Além disto, a partir deste ano, o BeyondLabs também estabeleceu um programa de fellowship, em que profissionais de outras áreas ficam um período trabalhando no programa de inovação.

Os resultados vão desde protótipos de soluções incorporadas nas diferentes áreas de negócio, passando por ferramentas de automação e ganho de produtividade e o próprio Wavespace, que, em mais de 300 sessões de design com clientes, inovou na forma de discutir o futuro dos negócios. Um outro importante resultado é impulsionamento da transformação cultural da empresa, colocando inovação, criatividade e incorporação de novas tecnologias no dia a dia dos mais de 8 mil colaboradores na região abrangendo Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

O BeyondLabs agora está em fase de estruturação da próxima edição do programa, que vai expandir a abrangência, ampliando o volume de soluções aceleradas e abrindo novas frentes, mais próximas das unidades de negócio.

Últimas notícias