Estudo da idwall aponta que 72% das pessoas trocariam seu banco tradicional por um banco digital

Salvador, 20/11/2019 – A regtech idwall, principal empresa especializada em soluções digitais para validação de identidade no Brasil, divulgou seu novo estudo de mercado Ranking de Experiência Digital em Abertura de Conta. Encomendada pela idwall à Cantarino Brasileiro, a pesquisa identificou o que faz os usuários terem uma boa experiência de cadastro nos bancos digitais do país e quais são as chances de eles permanecerem como clientes, entre outros aspectos.

Mostrando a necessidade cada vez maior de colocar o usuário no centro das estratégias de transformação das instituições bancárias, o estudo foi conduzido pela Cantarino Brasileiro em outubro de 2019 com 302 pessoas no estado de São Paulo. Cada participante fez o download dos aplicativos e avaliou 4 bancos digitais, gerando um total de 1.208 avaliações. Essa é a segunda versão do estudo, que foi conduzido pela primeira vez em julho de 2019.

Houve um rodízio para que todas as 15 instituições fossem avaliadas da mesma forma (em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar na ordem de cadastro) e também conforme o perfil dos usuários (gênero, faixa etária e classe social). A margem de erro considerada para o estudo foi de 2,8 pontos percentuais.

Os 15 bancos analisados foram escolhidos de acordo com quatro pré-requisitos: disponibilização de algum serviço financeiro; abertura e fechamento de conta 100% digital; operação de alcance nacional; e avaliação prévia no estudo feito no primeiro semestre.

Alguns aspectos avaliados mostraram-se particularmente importantes para que os usuários considerassem que a experiência de cadastro foi eficaz. Uma delas é o tempo médio de cadastro: 82% dos participantes esperam ser aprovados em até 4 horas. Porém, atualmente, a média de aprovação dos bancos digitais é de 2 dias.

Mostraram-se particularmente relevantes também a percepção de burocracia e a nota das ferramentas, diretamente relacionadas ao dinamismo, agilidade e fluidez do processo e de etapas como o envio de documentos e a biometria facial (que costuma pedir para que o usuário tire uma selfie e forneça uma prova de vida, como um sorriso ou um gesto).

Conforme os usuários se tornam mais e mais familiarizados com os bancos digitais, a tendência é que eles continuem apresentando um crescimento acelerado — 71,9% dos participantes trocariam seu banco tradicional por um banco digital. Nesse contexto, espera-se que 45 milhões de novas contas digitais sejam abertas até 2021, chegando a um total de 73 milhões de contas em bancos digitais. Hoje, esse número é de 28 milhões.

Levando esses três aspectos em consideração e também as avaliações da experiência final do usuário e do interesse em permanecer como cliente, a idwall elaborou o Ranking de Melhor Experiência Digital em Abertura de Conta, divulgado na quinta-feira (7) durante o idsummit, evento organizado pela regtech para discutir onboarding digital, inovação e privacidade de dados.

Destacando-se por sua proposta inovadora e pela experiência única e interativa que proporciona aos usuários, o C6 Bank levou o prêmio de melhor experiência digital em abertura de conta. O banco automatiza seu processo de cadastro via chat, gerando uma experiência humanizada e ágil para os usuários.

Em segundo lugar esteve o Nubank, reconhecido por seu forte brand awareness e pela qualidade de seu serviço e atendimento. A velocidade no cadastrou também chamou a atenção dos participantes. A Neon ficou em terceiro lugar graças à sua experiência simples e dinâmica de onboarding, destacando-se pelo grande interesse de permanência que despertou nos participantes e por seu bom Net Promoter Score (NPS).

Além de C6, Nubank e Neon, os demais bancos digitais avaliados foram: Sofisa, Superdigital, Banco Original, Pag!, Banco Inter, BS2, BMG, BanQI, Woop, Agibank, Next e Pagbank.

A idwall enxerga a tecnologia e a construção de relações de confiança como aspectos fundamentais para que os bancos digitais possam proporcionar experiências cada vez envolventes, ágeis, rápidas e seguras — tanto para a empresa quanto para os usuários. Trabalhando continuamente para implementar as mais inovadoras soluções de machine learning e outras tecnologias de ponta em seus produtos, a idwall garante processos automatizados de cadastro e validação de identidade até dez vezes mais rápidos. Os produtos da regtech incluem Background Check (pesquisa em mais de 200 fontes públicas e privadas), Face Match (biometria facial e prova de vida) e OCR de documentos (leitura e extração automática de dados de uma RG ou CNH).

Últimas notícias