Edtechs crescem 20% ao ano e estão revolucionando o aprendizado

alvador, 28/05/2019 – O avanço tecnológico possibilita inúmeras maneiras de aprendizado e absorção de conteúdo, principalmente, para as novas gerações. De olho nas tendências tecnológicas e na capacitação de crianças e jovens, as edtechs, startups responsáveis por levar tecnologia para o meio educacional, estão ganhando espaço no mercado. Atualmente, 364 empresas operam com essa vertente no Brasil e possuem um crescimento de 20% ao ano na receita, segundo dados da Associação Brasileira de Startups.

O Brasil é considerado um solo fértil para essas empresas devido à necessidade de suprir a demanda por um ensino de qualidade. Um levantamento realizado pela Dell Technologies em parceria  com o IFTF (Institute For The Future) apontou que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não existem e o conhecimento em tecnologias digitais será uma das aptidões necessárias para o mercado de trabalho.

Os dados colocam em evidência a importância de colocar crianças e jovens no centro do aprendizado e a inserção de ferramentas tecnológicas no meio educacional, que possam estimular as habilidades do século XXI – criatividade, autonomia, adaptabilidade, visão computacional, etc. Dentre as empresas que atuam com esse propósito está a Kriativar – startup de educação e tecnologia. Uma das apostas da edtech é a ressignificação do uso do celular na sala de aula, colocando essa ferramenta como um meio de aprendizagem, oferecendo um jeito lúdico e criativo de ensinar, ajudando a estimular o potencial criativo dos estudantes. A empresa foi fundada em 2014 e já venceu alguns dos principais editais de inovação do Brasil.

Outro importante conceito trabalhado pela Kriativar é a proposta de unir o real e o virtual, usando a tecnologia para o bem. Seguindo este propósito a startup está lançando uma linha de Smart Toys totalmente inovadora, que inclui quatro produtos que utilizam a realidade aumentada e o uso do storytelling, promovendo uma nova usabilidade para jogos como quebra-cabeças e jogos da memória.  “Usamos a tecnologia para reconectar pais, filhos, alunos, professores, escolas e famílias. Os aplicativos, aliados à dinâmica dos jogos antigos, atuam desenvolvendo a concentração e a memória, estimulam a curiosidade e incentivam a imaginação”, comenta Sofia Fada, founder da Kriativar.

Entre os produtos estão os jogos da memória: Fazenda Encantada, em que as crianças podem escutar um poema e interagir com cada animal, e o Universo Encantado, que une os mundos virtual e real, em que é possível ver os planetas em realidade aumentada, como se fosse um holograma, na palma da mão, além de descobrir informações sobre o sistema solar. A empresa também desenvolveu dois quebra-cabeças: Nina, a Bailarina e Caco, o Palhaço (os primeiros com realidade aumentada e storytelling do mundo). Depois de vencer o desafio de montar todas as peças, a criança pode ver uma história poética e inspiradora da bailarina e do palhaço, que estimulam a formação de valores e ajudam a desenvolver a capacidade de superação.

Todos os produtos dão acesso à plataforma Bookmaker, em que após a brincadeira, cada criança poderá criar suas próprias histórias, utilizando os personagens dos jogos, estimulando o protagonismo infantil. “O Bookmaker é um criador de publicações onde é possível criar histórias, livros, revistas, trabalhos escolares e outros diversos produtos que podem ser acompanhados por professores e pelos pais”, comenta Fada. Os aplicativos podem ser baixados no Google Play ou Apple Store.

Sobre – Fundada em 2004 pela empreendedora Sofia Fada, a Kriativar é uma startup de educação e tecnologia que propõe uma aprendizagem criativa  e um jeito lúdico de ensinar e aprender. A empresa já venceu os principais editais de inovação do Brasil e está lançando no mercado a primeira linha de jogos em realidade aumentada e storytelling do mundo.

Últimas notícias