Conheça os hubs de inovação da etapa internacional do Programa de Aceleração Visa 2020

Salvador, 13/10/2020 – A etapa internacional do Programa de Aceleração da Visa, que foi realizada no Vale do Silício de forma presencial nas três primeiras edições, passou por algumas mudanças e acontece de forma totalmente retoma na edição 2020. A ideia foi aproveitar o melhor de cada hub de inovação global. As startups Grão, Logstore e Vivenda, selecionadas para o Programa de 2020, tiveram contato com especialistas do Vale do Silício e de outros centros de inovação em Tel Aviv, Londres, Singapura, Japão e Nova York.

“A etapa internacional foi repensada com o objetivo de preparar os empreendedores  para as próximas etapas do Programa e dar a oportunidade de revisitar o seu negócio com os inputs recebidos dos profissionais de outros países. Em outras edições, essa fase acontecia mais para o fim do Programa, mas foi adiantada para que os empreendedores pudessem usar os feedbacks dos hubs nas próximas etapas”, declara Beatriz Montiani, diretora de engajamento com Fintechs da Visa do Brasil. “Trata-se de um momento muito importante, não só de aprendizado e aprimoramento do modelo de negócios, como também surgem oportunidade de internacionalização das startups, por exemplo”, conta a executiva.

A etapa internacional da edição 2020 do Programa de Aceleração Visa teve duração de três semanas com um total de 13 workshops e webinars. Os workshops foram ministrados por especialistas dos hubs de inovação, com cerca de duas horas de duração cada, onde as startups tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre como está a inovação no cenário internacional e receberam dicas valiosas para o seu processo de aceleração. Ao longo desta etapa, participaram 13 executivos internacionais de países como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Israel, China, Singapura e Japão.

Conheça mais sobre os hubs que auxiliaram as startups selecionadas na etapa internacional:

Vale do Silício

Vale do Silício é o epicentro de inovação, disrupção e descobertas de alta tecnologia situado na Califórnia, nos Estados Unidos, e tem como objetivo gerar e incentivar inovações científicas e tecnológicas. Grande parte do desenvolvimento de softwares, hardwares, aplicativos e outros serviços tecnológicos e acadêmicos acontecem neste pequeno grupamento de cidades da Califórnia: Palo Alto, Newark, Menlo Park, Campbell, Union City, Milpitas, Sunnyvale, Cupertino, Los Gatos, Santa Clara, Fremont, Redwood City, Saratoga, Los Altos, Mountain View e San Jose. Em 2017, a Visa abriu um escritório em Palo Alto com o objetivo de contribuir para a geração de ideias ligadas à próxima evolução das tecnologias de pagamento.

Tel Aviv

Tel Aviv, cidade na costa israelense do mar Mediterrâneo, conta com a terceira maior concentração de startups do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e Reino Unido. E os israelenses têm mais unicórnios per capita do que qualquer outro país do planeta. Por conta da pandemia de Covid-19, a quarta edição do Programa de Aceleração foi realizada de forma remota e as startups puderam desfrutar de uma imersão virtual com especialistas de inovação israelenses.

Londres

Capital da Inglaterra e do Reino Unido, segundo do ranking de países com mais startups e o 4º país com o maior número de unicórnios, Londres está no epicentro da inovação que é feita no país. Só nos últimos anos bairros inteiros se reformularam e foram tomados pelas startups que se organizaram em ecossistemas de inovação. Em 2017 a Visa anunciou seu novo Centro de Inovação, localizado em Paddington Basin, Londres. O espaço é considerado o maior da rede global de centros de inovação Visa e representa um ambiente imersivo onde a Visa pode trabalhar lado a lado com instituições financeiras, retalhistas e outros parceiros no desenvolvimento da próxima geração de soluções de pagamento.

Singapura

O país asiático oferece uma infraestrutura avançada de tecnologia da informação, além de um forte apoio do governo e leis de proteção. O Centro de Inovação de Singapura da Visa oferece o melhor da região e a rede global da Visa aos parceiros. A equipe tem um profundo conhecimento não só em relação a pagamentos, mas também na resolução criativa de problemas e concessão.

Nova York

Nova York conta com cerca de nove mil startups, assim sendo considerado um dos maiores hubs de startups do mundo. A cidade americana conta com a presença de universidades de ponta e um ambiente propício para a geração e desenvolvimento de negócios o que corrobora para que cada vez mais startups tenham vontade de aprender com os profissionais nova-iorquinos.

Últimas notícias