Bloco formado por favelas brasileiras cria Fundo para Empreendedores de Impacto com recursos do Brasil, Europa e Estados Unidos

Gilson Rodrigues e Daniel Cavaretti falam sobre Empreendedorismo de Impacto na comunidade de Paraisópolis em São Paulo

Salvador, 23/11/2019 – O lançamento do Fundo para Empreendedores de Impacto com recursos do Brasil, Europa e Estados Unidos, ocorrerá no dia 23 de novembro, durante o Slum Summit 2019 – 1° Encontro do G10 Favelas, das 9h às 17h, no Pavilhão Social, na favela de Paraisópolis, em São Paulo.

O evento que reunirá grandes nomes, líderes e empreendedores de diversas comunidades brasileiras, fará parte da São Paulo Tech Week, a maior semana de inovação e tecnologia da América Latina, e da Semana Global do Empreendedorismo, a maior semana de empreendedorismo no mundo.

O recurso captado durante a campanha de crowdfunding será revertido para negócios de impacto social com sede em alguma Comunidade pertencente ao G10 das Favelas. E outra parte arrecadada vai para pessoas físicas residentes na Comunidade de Paraisópolis e que estejam em condição de alta vulnerabilidade, por meio da tecnologia blockchain, passando a circular mais dinheiro nessas regiões urbanas.

“Vemos esta tecnologia com um enorme potencial. Em especial para permitir a qualquer pessoa o acesso a serviços financeiros, que é uma das principais razões para a pobreza. Vamos implementar uma das mais ousadas abordagens para erradicação da pobreza, uma renda mínima garantida (Universal Basic Income), usando blockchain, junto de um grupo pré-selecionado de pessoas que vivem em favelas e estão em situação de alta vulnerabilidade”, explica Marco Barbosa, fundador e CEO da eSolidar.

No período de 23 de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020, qualquer pessoa pertencente a uma das comunidades do G10 poderão cadastrar um projeto para concorrer ao auxílio do fundo.

“Não será uma medida assistencialista, mas um passo para dar visibilidade para o grande potencial de se desenvolver negócios nessas áreas urbanas, gerando resultados para todos os envolvidos. A medida trará recursos para comunidades brasileiras e ajudará no aumento da circulação de dinheiro nessas regiões, buscando criar cases de empreendedores de sucesso que possam servir de base para modelagem de negócios nessas regiões, para atrair empresas e Fundos de Investimentos, e para inspirar os milhares de moradores de comunidades”, esclarece Daniel Cavaretti, CEO do Canal Transformadores.

Para Gilson Rodrigues, do G10 das Favelas e líder comunitário de Paraisópolis, “o Fundo pretende apoiar empreendedores, gerando emprego e atraindo investimentos para as favelas. É uma iniciativa modelo que irá mudar a forma como realizamos captação de investimentos, sendo eficiente, colaborativa e conectada a uma rede de apoio. O uso de tecnologias permitirão que pessoas do mundo inteiro possam ajudar quem quer empreender e, a partir disso, ajudem no desenvolvimento do país”.

A abertura da captação contará com o famoso toque de sino, fazendo alusão ao modelo utilizado pelo fundo do Wall Street, durante a abertura do evento com a presença dos membros do G10 das Favelas. Além disso, o evento também contará com diversas atividades como oficinas, palestras, mentorias e experiências gastronômicas.

Últimas notícias