Abstartups divulga mapeamento das startups do Centro-Oeste

Salvador, 27/08/2019 – Buscando compreender o ecossistema de startups nas mais diversas regiões do país e suas características locais, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) acaba de divulgar o 2º mapeamento de startups por região, desta vez, do centro-oeste do país.

O estudo, feito entre os meses de julho e agosto deste ano, apresenta dados interessantes em relação ao perfil das startups locais, como porte, número de colaboradores, perfil dos fundadores e setor de atuação. Incluindo informações das comunidades de Brasília, Anápolis, Cuiabá, Campo Grande, Sinop, Goiânia e Jataí/Rio Verde, o levantamento aponta que existem, atualmente, 562 startups em funcionamento na região, com boom de criação de iniciativas identificadas a partir de 2013.

As empresas se dividem em fase de operação (36%) e tração (33%). De se tratando dos mercados de atuação, o segmento que mais se destaca localmente é o de educação, seguido por soluções para o agronegócio e de saúde e bem-estar.

“Todas as oito comunidades identificadas na região centro-oeste se encontram em estado inicial ou emergente, começando ou já promovendo interação entre todos os stakeholders do ecossistema. Neste cenário, Brasília e Goiânia são destaques na geração de startups, acumulando 64% dos negócios de base tecnológica mapeados. Em paralelo, é possível ver que diversas comunidades, como Cuiabá e Sinop, desenvolvendo sólidas iniciativas de suporte e conexão, fundamentais para o crescimento do ecossistema”, pontua o presidente da Associação Brasileira de Startups, Amure Pinho.

Apesar disso, 79% das startups locais ainda não receberam incentivos externos, como aceleração ou incubação; nem investimentos (92%). Vale lembrar que a maioria (91%) tem até 10 funcionários e operam no modelo de negócio SaaS (37%) e Marketplace (23%).

Para acessar o mapeamento completo, acesse: abstartups.com.br/mapeamento-centro-oeste

Últimas notícias