VMware coloca os recursos da IA generativa ao alcance de qualquer empresa

Salvador, 13/11/2023 – No VMware Explore São Paulo, a VMware, apresentou novas ofertas de inteligência artificial (IA) privada para promover a adoção empresarial da IA generativa e aproveitar o valor de dados confiáveis. A IA privada é uma abordagem arquitetônica que proporciona os ganhos comerciais da IA com as necessidades práticas de privacidade e conformidade de uma organização.

Com o objetivo de tornar a IA privada uma realidade para as empresas e promover uma nova onda de aplicações habilitadas para IA, a VMware anunciou:

•  VMware Private AI Foundation com NVIDIA, estendendo a parceria estratégica às organizações preparadas, que executam a infraestrutura em nuvem da VMware para a próxima era de IA generativa;

•  VMware Private AI Reference Architecture for Open Source para ajudar os clientes a atingir os resultados desejados de IA, apoiando as melhores tecnologias de software de código aberto (OSS) hoje e no futuro.

A VMware Private AI traz a capacidade de computação e os modelos de IA para onde os dados corporativos são criados, processados e consumidos, seja em uma nuvem pública, no data center ou na borda. Com essas novas ofertas, a VMware ajuda os clientes a combinar a flexibilidade e o controle necessários para promover uma nova geração de aplicações habilitadas para IA, que ajudarão a aumentar drasticamente a produtividade dos trabalhadores, iniciar a transformação nas principais funções de negócios e gerar impacto econômico. Um relatório da McKinsey estima que a IA generativa poderá acrescentar até 4,4 biliões de dólares anualmente à economia global.

Um ambiente de nuvens múltiplas é a base para essa nova classe de aplicações com base em IA porque facilita o aproveitamento de dados privados, porém altamente distribuídos. A abordagem multi-cloud da VMware oferece às empresas mais opções e flexibilidade para que os modelos de IA sejam criados, personalizados com os dados privados da organização e consumidos, enquanto permite a segurança e a resiliência necessárias em qualquer ambiente.

“O potencial notável da IA generativa não pode ser aproveitado a menos que as companhias consigam manter a privacidade dos dados e minimizar o risco do protocolo da internet (IP) enquanto treinam, personalizam e fornecem seus modelos de IA”, comenta Raghu Raghuram, CEO da VMware. “Com a VMware Private AI, os clientes podem aproveitar seus dados confiáveis para que possam criar e executar modelos de IA com rapidez e segurança no ambiente multi-cloud.”

Hoje, as empresas têm uma escolha difícil quando se trata de IA generativa. Elas podem usar os modelos públicos de IA para construir aplicações generativas da tecnologia, mas com os riscos inerentes da exposição de dados e das fontes de treinamento incertas, ou testar um modelo “faça você mesmo”, uma estratégia que não é econômica e sem time-to-value. A VMware AI Labs desenvolveu a VMware Private AI especificamente para resolver esse desafio.

“Tradicionalmente, a IA é construída e projetada por cientistas de dados para cientistas de dados”, explica Chris Wolf, vice-presidente da VMware AI Labs. “Com a introdução dessas novas ofertas de IA privada, a VMware está fazendo com que o futuro da IA atenda a todos na empresa, aproximando a escolha de modelos de computação e IA dos dados. Nossa abordagem de IA privada beneficia casos de uso corporativo que vão desde o desenvolvimento de software e a geração de conteúdo de marketing até tarefas do serviço de atendimento ao cliente e obtenção de insights de documentos legais.”

A VMware Private AI Foundation com NVIDIA ajudará a preparar as empresas para a IA

A VMware Private AI Foundation com NVIDIA, composta por um conjunto de ferramentas integradas de IA, permitirá que as empresas executem modelos comprovados e treinados com seus dados privados de forma econômica, permitindo que sejam implantados em data centers, nas principais nuvens públicas e na borda. A solução também integrará a arquitetura Private AI da VMware, desenvolvida com tecnologia da VMware Cloud Foundation, o software NVIDIA AI Enterprise e computação acelerada. A oferta ainda fornecerá aos clientes infraestrutura computacional acelerada e software de infraestrutura em nuvem necessária para personalizar modelos e executar aplicações generativos de IA, incluindo chatbots inteligentes, assistentes, pesquisa e resumo. A VMware Private AI Foundation com NVIDIA terá suporte da Dell Technologies, da Hewlett Packard Enterprise e da Lenovo.

Um ecossistema interconectado e aberto que apoia as estratégias de IA dos clientes

O VMware Private AI Reference Architecture for Open Source integra tecnologias OSS inovadoras, fornecendo uma arquitetura de referência aberta para criar e servir modelos de OSS com base na VMware Cloud Foundation. No VMware Explore São Paulo, a VMware apresentou colaborações com empresas líderes de toda a cadeia de valor da IA:

•  Anyscale: a VMware traz a estrutura de computação unificada Ray de código aberto amplamente adotada para ambientes da VMware Cloud. Com o Ray on VMware Cloud Foundation, é mais fácil para cientistas de dados e engenheiros de aprendizado de máquina (MLOps) dimensionar cargas de trabalho de IA e Python, utilizando suas pegadas computacionais atuais para cargas de trabalho de machine learning (ML) em vez de usar a nuvem pública como padrão;
•  Domino Data Lab: a VMware, a Domino Data Lab e a NVIDIA se uniram para fornecer uma plataforma unificada de análise, ciência de dados e infraestrutura que é otimizada, validada, apoiada e desenvolvida especificamente para implantações de IA e ML no setor de serviços financeiros;
•  Global Systems Integrators: A VMware trabalha com os principais provedores de imagem genérica de sistema (GSIs), como Wipro e HCL, para ajudar os clientes a aproveitar os benefícios da IA privada, criando e fornecendo soluções prontas para uso que combinam a VMware Cloud com soluções de ecossistema de parceiros de IA;
•  Hugging Face: a VMware colabora com a Hugging Face para ajudar a lançar o SafeCoder, uma solução completa de assistente de código comercial desenvolvida para empresas, que inclui serviço, software e suporte. A VMware usa o SafeCoder internamente e publica uma arquitetura de referência com amostras de código para permitir o retorno mais rápido possível aos clientes ao implantar e operar a tecnologia na infraestrutura da companhia;
•  Intel: o VMware vSphere/vSAN 8 e o Tanzu são otimizados com o pacote de software de IA da Intel para aproveitar as vantagens dos novos aceleradores de IA integrados nos mais recentes processadores escaláveis Intel Xeon de 4ª geração.

Além disso, a VMware anunciou o novo VMware AI Ready, que conectará fornecedores de software independente (ISVs) com ferramentas e recursos necessários para validar e certificar os produtos na arquitetura de referência da VMware Private AI. O programa estará disponível para ISVs com foco em operações de ML e Large Language Model (LLM), engenharia de dados e recursos, ferramentas de desenvolvedor para IA e aplicações de IA incorporadas.

O Intelligent Assist infunde a IA generativa nas ofertas multi-cloud da VMware

A VMware lança o Intelligent Assist, uma família de soluções generativas com base em IA treinadas em dados proprietários da empresa para simplificar e automatizar todos os aspectos da TI corporativa em uma era multi-cloud. Os recursos do Intelligent Assist serão extensões contínuas dos investimentos que as organizações fizeram nos VMware Cross-Cloud Services e serão desenvolvidos com base na VMware Private AI. Espera-se que os produtos da VMware com Intelligent Assist incluam:

•  VMware Tanzu com Intelligent Assist, que abordará os desafios da visibilidade e das configurações multi-cloud, permitindo que os usuários solicitem e refinem alterações na infraestrutura em nuvem das empresas;
•  Workspace ONE com Intelligent Assist, que permitirá que os usuários criem scripts de alta qualidade usando prompts em linguagem natural para fornecer uma experiência de escrita mais rápida e eficiente;
•  NSX+ com Intelligent Assist, que permitirá aos analistas de segurança determinar com rapidez e precisão a relevância das descobertas de segurança e corrigir as ameaças de modo eficaz.

Depoimentos de clientes e parceiros

“À medida que continuamos a transformar Las Vegas em uma cidade de classe mundial do futuro, aproveitamos a IA generativa para melhorar a inovação em segurança pública, o envolvimento dos cidadãos e o transporte”, comenta Michael Sherwood, diretor de inovação e tecnologia da cidade de Las Vegas. “A VMware é um componente essencial da nossa infraestrutura multi-cloud, que é a base dessas iniciativas generativas de IA. Com demandas crescentes e recursos limitados, confiamos na análise de dados em tempo real e nas soluções escaláveis que a VMware fornece para melhorar os resultados com um impacto positivo tanto para os residentes quanto para os visitantes.”

“Como uma empresa de imagem e internet das coisas (IoT) que adota a multi-cloud, um dos nossos desafios mais significativos de IA generativa é garantir a precisão, a privacidade e a segurança dos dados ao trabalhar com grandes modelos de linguagem”, afirma Vishal Gupta, diretor de informação e tecnologia da Lexmark. “Exigimos que a equipe de cientistas de dados da Lexmark tenha a infraestrutura necessária para inovar de modo flexível, ao mesmo tempo que protege os nossos dados proprietários. Trabalhar com a VMware significa confiar que nossas iniciativas de IA podem ser dimensionadas perfeitamente e com confiança, e que nossos profissionais qualificados podem concentrar-se em gerar impacto nos negócios e resolver problemas para os clientes.”

“A VMware e seus clientes são algumas das empresas mais inovadoras do mercado e todos querem saber como podem incorporar a IA nos seus produtos”, comenta Robert Nishihara, cofundador e CEO da Anyscale, desenvolvedora do projeto de aprendizado de máquina Ray da estrutura Python de código aberto amplamente adotada. “No entanto, considerando o rápido crescimento dessa nova área, as empresas lutam para permanecer na vanguarda da IA e, ao mesmo tempo, dimensionar, produzir e iterar rapidamente. Como o Ray pode ser executado em qualquer lugar – em qualquer provedor de nuvem, on-premise ou em seu notebook –, os clientes da VMware podem trabalhar de onde quiserem. É uma colaboração natural que permite às companhias acelerar os negócios facilmente usando a IA generativa.”

Últimas notícias