VMware aprimora as plataformas VMware Tanzu e VMware Aria

Novas funções das plataformas ajudam as empresas a impulsionar a inovação e o gerenciamento de custos no ambiente financeiro volátil atual

Salvador, 10/04/2023 – As empresas precisam priorizar a agilidade dos softwares para oferecer resiliência em meio ao período turbulento da macroeconomia atual. No entanto, a adoção em escala traz vários desafios devido à grande variedade de nuvens, ferramentas, metodologias e habilidades necessárias para acelerar e consolidar o fornecimento de aplicações. Por isso, a VMware anuncia novas funções nas plataformas VMware Tanzu e VMware Aria, permitindo que os clientes adotem uma estratégia inteligente de nuvem no mundo inteiro.

À medida que os conceitos de ambiente nativo da nuvem e a adesão a essa tecnologia aumentam, é fundamental investir em funções capazes de acelerar a produtividade dos desenvolvedores, impulsionar as vendas e manter a competitividade. O Gartner prevê que, até 2025, as plataformas nativas da nuvem servirão como base para mais de 95% das novas iniciativas digitais.

“Por todo o setor, nossos clientes estão tentando conciliar a diversidade de ferramentas, equipes, nuvens e modelos operacionais, bem como a produtividade dos desenvolvedores e o ritmo de trabalho da equipe de operações. Esse cenário exige uma nova abordagem, voltada para uma plataforma comum de aplicações nativas da nuvem e uma equipe de engenharia de plataformas multidisciplinar”, afirma Purnima Padmanabhan, gerente geral e vice-presidente sênior do Grupo de Negócios de Gerenciamento e Aplicações Modernas da VMware. “Para os clientes, é necessário inovar com rapidez e, ao mesmo tempo, gerenciar os custos, a segurança e o desempenho. Em resposta, agilizamos o lançamento de novas funcionalidades no VMware Tanzu e no VMware Aria. Temos o compromisso de ajudar os clientes a impulsionar a inovação e a otimização em cada etapa da jornada do desenvolvimento de aplicações e do gerenciamento de nuvem.”

O Tanzu Application Platform 1.5 traz novas funções que permitirão que as organizações criem e implementem mais softwares, com maior rapidez e segurança, por meio de um conjunto avançado de ferramentas para desenvolvedores, oferecendo soluções comprovadas para a produção, de acordo com as necessidades de cada empresa. A tecnologia também melhora a segurança integral das aplicações, otimiza as experiências de desenvolvimento e engenharia de plataformas e amplia o suporte para as principais integrações de terceiros. O Tanzu Application Platform 1.5 ainda inclui experiências aprimoradas para engenheiros e desenvolvedores, implantações mais otimizadas em escala no EKS com o AWS QuickStart, maior suporte ao Azure, ferramentas de segurança avançadas e prontas para uso — como a configuração automática do Transport Layer Security (TLS) — e suporte a ferramentas de segurança externas para gerenciamento de credenciais.

Como parte do seu compromisso de respaldar clientes durante a consolidação da plataforma, a VMware também anunciou várias atualizações para o Tanzu for Kubernetes Operations, que aumentam a segurança, a liberdade de escolha e a eficiência operacional das operações de plataforma de vários clusters e Kubernetes em qualquer nuvem. Agora, o Tanzu Mission Control oferece suporte completo ao controle do ciclo de vida de clusters AWS EKS novos e existentes e a capacidade de modificar o contexto de proteção para contêineres e pods, além de permitir a modificação das configurações de políticas do OPA Gatekeeper em todos os níveis. Essas funções permitem que as equipes de plataforma adotem uma abordagem de “shift left” na segurança e garantem maior flexibilidade para navegar pelas constantes mudanças no gerenciamento de políticas dessa natureza do Kubernetes.

Além disso, a empresa está trazendo inovações para a plataforma VMware Aria, que incluem Aria Hub com tecnologia Aria Graph; Aria Cost com tecnologia CloudHealth e Aria Guardrails. As soluções VMware Aria ajudam as equipes de operações de nuvem a utilizar funções multi-cloud com informações inteligentes em ambientes distribuídos e fornecem recursos para otimizar os custos, o desempenho e a segurança das aplicações e infraestrutura de acordo com as prioridades dos negócios. Nos momentos que exigem um exame minucioso do orçamento, o maior gerenciamento de governança e custos fornecido pelo portfólio VMware Aria é fundamental para líderes de negócios focados em eficácia e expansão.

A VMware melhora a visibilidade multi-cloud com o suporte ao Google Cloud na avaliação de nível gratuito do VMware Aria Hub juntamente com o AWS e o Azure, adiciona suporte para ambientes Kubernetes no novo painel de infraestrutura com visualização de topologia de serviço a serviço e oferece funções do VMware Aria Guardrails ao nível gratuito, incluindo templates de políticas de zonas de destino e monitoramento de desvio de configuração.

Para ampliar a administração de custos multi-cloud, o VMware Aria Cost agora inclui suporte para o Alibaba Cloud, o que permite que clientes e parceiros obtenham visibilidade de todos os valores e usos da solução em uma única plataforma e otimizem a tomada de decisões. Essa inclusão amplia o suporte existente do VMware Aria Cost para ambientes em contêineres, de data center, Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform, Oracle Cloud Infrastructure e VMware Cloud on AWS (versão beta). O VMware Aria Cost também está expandindo suas funções de relatórios de Kubernetes com a nova capacidade de dimensionar esses ambientes para otimizar aplicações nativas da nuvem, além da própria cloud.

Por fim, a VMware continua a automatizar e otimizar o gerenciamento de infraestrutura com visibilidade completa de ambientes privados, híbridos e multi-cloud. O VMware Aria Operations apresenta uma nova integração com o Aria Operations, uma solução de capacidade de observação multi-cloud que permite que equipes de tecnologia da informação (TI) obtenham uma visão contextualizada de toda a infraestrutura, de aplicações e ambientes Kubernetes. Ao dispensar o uso de diversas ferramentas, cria uma percepção integral da plataforma que permite solucionar problemas com mais rapidez a fim de melhorar o desempenho de aplicações.

Últimas notícias