Usuários do PicPay utilizam o chat da instituição para impulsionar negócios

Salvador, 05/05/2022 – As mensagens diretas do PicPay têm se popularizado cada vez mais entre pessoas que fazem vendas ou têm algum pequeno negócio. Uma pesquisa realizada pela empresa sugere que cerca de 15% dos mais de três milhões de usuários ativos (pessoas físicas) na mensageria utilizam a ferramenta para fazer negócios — aproximadamente 450 mil pessoas.

A pesquisa quantitativa foi realizada em fevereiro com 8,5 mil usuários do PicPay. A base utilizada foi composta de pessoas físicas que usam as mensagens mensalmente. Esses usuários não possuem conta específica para pessoa jurídica, mas usam a DM como ferramenta de negócios para assuntos variados: desde se comunicar com clientes, fazer novas vendas e até realizar o pós-venda de um produto ou serviço.

“As mensagens foram idealizadas para o nosso cliente pessoa física, mas foram apropriadas pelo pequeno empreendedor como uma ferramenta de relacionamento com o cliente”, destaca Luiz Diniz, diretor de Social do PicPay, frente que contempla as features sociais do app. “É um uso que se conecta inclusive com outras soluções que o PicPay oferece ao público empreendedor, porque acaba se tornando uma porta de entrada”, conclui.

Crescimento da mensageria

O número de usuários que utilizam a ferramenta todos os meses mais do que triplicou desde dezembro de 2021, atingindo três milhões em fevereiro deste ano. No ano passado, o pico de mensagens aconteceu no dia em que o WhatsApp ficou horas fora do ar. Atualmente, aquele mesmo volume de mensagens é superado em quase 40% todos os dias na mensageria, que tem ganhado cada vez mais adeptos.

Hoje, as mensagens são integradas aos pagamentos feitos via peer-to-peer e Pix no aplicativo. Isso significa que, depois de pagar, o comprovante é enviado diretamente ao destinatário por mensagem, eliminando uma etapa do processo e facilitando a comunicação entre eles — envios automáticos não são considerados entre os mais de três milhões de pessoas que utilizam a mensageria por mês.

Com isso, o registro de todos os pagamentos fica no histórico da conversa, que também é utilizada por alguns empreendedores para simplificar o acompanhamento do que já foi recebido ou ainda não. As mensagens contam com diversas barreiras de segurança e o PicPay não tem acesso ao conteúdo.

O PicPay também oferece para o empreendedor o PicPay PRO, modalidade de conta do app voltada a quem faz vendas e não tem CNPJ. Para quem também é pessoa jurídica, o PicPay oferece o aplicativo PicPay Empresas, em uma busca da empresa por ser tão relevante para o PJ quanto para a pessoa física, como um grande facilitador de negócios e a melhor plataforma para quem vende.

Últimas notícias