Por que operação de TI na nuvem será a opção da maioria das empresas até 2025?

Fatores como competitividade, redução de custos e excelência operacional são os principais critérios de decisão

Salvador, 10/04/2023 – Competitividade, redução de custos, aprimoramento do desempenho, excelência operacional, escalabilidade e segurança. Inúmeras são as razões apontadas pelas empresas para aderir ao ambiente em nuvem. Além disso, os novos modelos de negócios e dinâmicas sociais desencadeadas pela pandemia de Covid-19 motivaram uma migração mais intensa. O resultado é que até 2025, de acordo com pesquisa realizada pelo Gartner, 85% de todas as empresas estarão operando dentro da nuvem.

O levantamento mostra como a transformação digital passou a ser prioridade nas empresas e a importância da nuvem nesse processo. É que com a digitalização cada vez maior, os ambientes em nuvem se tornaram muito atrativos e quem não estiver aberto para tal modernidade corre o risco de perder competitividade e, consequentemente, negócios.

É por isso que especialistas garantem que nos próximos três anos haverá a intensificação da migração. O VP of Consulting Services da NTT DATA Business Solutions, Luciano Morais, afirma que a procura pelo serviço cresceu de maneira exponencial na empresa e explica o porquê. “Este tema deixou de ser apenas uma discussão de tecnologia e passou a fazer parte da pauta estratégica das organizações”, aponta. “As empresas estão cada vez mais direcionadas a focar energia no core do negócio, buscando alternativas que lhes dê maior escalabilidade e flexibilidade nas atividades indiretas e de suporte à operação”, completa.

Morais acrescenta que empresas dos mais diversos segmentos têm procurado a NTT DATA Business Solutions em busca de apoio para encontrar o modelo que seja mais adequado para cada tipo de situação. A migração, segundo Morais, deve se manter intensa ao longo do ano e abarcar os mais variados setores da economia. “Não vejo uma distinção por setor da economia, mas sim o momento de cada empresa. Há uma maior disposição para as empresas avaliarem a migração para a nuvem no momento de atualização ou renovação do parque tecnológico”, afirma. Outro cenário que tem se mostrado muito promissor está atrelado àquelas empresas que buscam substituir seus ERPs por plataformas mais robustas. Nestes casos, o modelo em nuvem, de acordo com Morais, já aparece como primeira opção.

Persistência, infraestrutura e investimento

Mas, para atingir o atual estágio de maturidade, o processo de migração para nuvem teve de passar por alguns desafios. O VP of Consulting Services da NTT DATA Business Solutions elenca três deles: o primeiro desafio estava relacionado à cultura das empresas, pois havia um conceito de que somente poderia ter segurança das informações quem tivesse o Data Center “ao seu lado”; o segundo eram as restrições impostas pela falta de infraestrutura e a necessidade de fornecedores preparados para atender os níveis de disponibilidade exigidos; por fim, os investimentos iniciais pareciam não fechar a conta. Atualmente, o cenário é outro. “Os níveis de segurança são melhores e a resistência ao modelo tem diminuído gradativamente. Há entrega de serviços de qualidade e a análise de custo x benefício abrange variáveis mais consistentes, o que dá uma melhor visão a médio e longo prazo”, analisa.

Como migrar para a nuvem com segurança?

A migração para nuvem precisa de um bom planejamento para que o processo seja executado de maneira correta. Morais destaca que é fundamental começar pela definição da abordagem a ser adotada. “Há várias alternativas e modelos que podem ser definidos, desde a migração de parte da plataforma tecnológica até uma migração completa de toda a infraestrutura e aplicativos”, explica.

O trabalho inicial pode ser feito pelos profissionais das próprias empresas interessadas no modelo de nuvem ou através de consultorias especializadas, que possam dar maior visibilidade das opções e traçar um plano de migração aderente à realidade da empresa.

Outro aspecto muito importante a ser considerado está atrelado à segurança das informações. Os dados das empresas precisam ser transferidos e armazenados de forma segura e protegidos de acessos indevidos. Por isso, o sucesso do modelo passa pela necessidade de uma estratégia de segurança dos dados para proteção dos ativos corporativos. Na NTT DATA Business Solutions, os serviços de gerenciamento concentrados em nuvem são especialmente funcionais para empresas que operam por meio do sistema SAP. É possível otimizar operações diárias, desafogando o departamento de TI e encerrando processos que antes eram feitos de forma manual. O Managed Cloud Servicesoferece o fácil acesso de dados, resposta mais rápida entre setores diferentes, o que aumenta a produtividade. É um modelo no qual o cliente pode escolher entre vários modelos de nuvem, pacotes padronizados ou sob medida e integração com o sistema SAP.

Últimas notícias