Sistema SCADA controlará toda a rede elétrica de um país a partir da nuvem

Salvador, 18/07/2023 – A Minsait, uma empresa Indra, líder em transformação digital e Tecnologia da Informação, apresentou a implantação do primeiro sistema SCADA do mundo que permitirá a operação e o monitoramento das infraestruturas críticas de toda a rede elétrica de um país a partir da nuvem. O projeto, exibido durante o 2023 AWS Summit Madrid, está sendo desenvolvido em conjunto com a Energuate, concessionária de eletricidade da Guatemala e a maior da América Central, e facilitará a detecção mais rápida, precisa e de baixo custo de incidentes no serviço de eletricidade.

Tudo isso graças à atualização do sistema SCADA PRISM da Minsait ACS, unidade da Minsait nos Estados Unidos, com uma versão de última geração, que será implantada na infraestrutura de nuvem da Amazon Web Services (AWS). O novo SCADA PRISM incorpora as melhores práticas em design de experiência do usuário (UX) e gerenciamento de informações críticas para supervisão e controle do status operacional dos diferentes elementos da rede de distribuição de eletricidade da Guatemala, que conta com cerca de 80 mil quilômetros de extensão e fornece serviços de eletricidade para mais de 2,2 milhões de clientes.

A nova versão do sistema melhora significativamente os tempos de resolução de incidentes, graças à identificação mais rápida de anomalias nos ativos e ao diagnóstico simplificado. Ela incluirá representações claras e intuitivas do status da rede, além de informações contextuais adicionais, capazes de aumentar a produtividade do operador.

Outra contribuição importante será a possibilidade de incorporação de tecnologias avançadas de análise e inteligência artificial (IA) para facilitar o aprendizado e o aprimoramento contínuo na tomada de decisões, gerando um impacto positivo na redução dos tempos de interrupção e nos índices de qualidade do serviço.

Redução de 50% nos custos de infraestrutura

A Minsait ACS está trabalhando com a AWS para estabelecer o dimensionamento e a especificação da infraestrutura de nuvem que permitirá à Energuate implementar rapidamente a infraestrutura tecnológica necessária, possibilitando a alocação automática de recursos e transformando os custos fixos em custos variáveis, por meio do pagamento baseado no consumo.

A implementação desse tipo de solução em nuvem reduzirá os custos de investimento inicial e de atualização da infraestrutura em até 50%. Além disso, também facilitará a operação de infraestruturas críticas sob os mais altos padrões de segurança e privacidade de dados, protegendo informações, identidades, aplicativos e dispositivos.

Outros benefícios da solução fornecida pela Minsait ACS são as reduções tanto da atividade no local, durante a execução de projetos, quanto dos custos de treinamento, graças à arquitetura do sistema e à nova experiência do usuário. O sistema também é altamente escalável, permitindo sua utilização em distribuidores de diferentes dimensões.

Sobre a Minsait

A Minsait é a empresa da Indra líder em transformação digital e Tecnologia da Informação. A Minsait apresenta alto grau de especialização e conhecimento setorial, reforçados por sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, liderança em inovação e transformação digital e flexibilidade. Com isso, a companhia concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são comprovadas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e de serviços transversais.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e o sócio técnico para as operações chaves dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder mundial de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em consultoria de transformação digital e Tecnologias da Informação na Espanha e Latino América através de sua filial Minsait. Seu modelo de negócio é baseado em uma oferta integral de produtos próprios, com um foco end-to-end, de alto valor e com um elevado componente de inovação. No fechamento do exercício de 2022, a Indra teve receitas de 3.851 milhões de euros, quase 57.000 funcionários, presença em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Últimas notícias