Mconf investe em infraestrutura de nuvem no Brasil

Para oferecer um serviço ainda mais estável para seus usuários, Mconf migra infraestrutura virtualizada para a nuvem da Oracle no Brasil

Salvador, 14/02/2023 – A interação social é essencial para a vida humana e segue em constante mudança com o surgimento de novas tecnologias. Pensando nisso, a Mconf surgiu com o propósito de desenvolver novas plataformas de comunicação online ao vivo entre pessoas. O que começou como um projeto de pesquisa se tornou uma empresa especializada em soluções de videoconferência para aprimorar os processos comunicacionais do mercado da educação e do judiciário.

A pandemia acelerou todos os processos de transformação digital e as organizações precisaram optar rapidamente pelo uso de recursos de comunicação totalmente online. Com o desafio de atender a alta demanda, com maior qualidade e menor custo, a Mconf repensou seu provedor de nuvem e escolheu o OCI (Oracle Cloud Infrastructure) para acompanhar nesta nova jornada. “Naquele momento, a infraestrutura era o nosso principal custo e, qualquer otimização nela iria refletir diretamente na nossa margem de investimento”, explica Felipe Cecagno (foto), CEO da Mconf.

Já nativos de nuvem desde a fundação em 2013, Felipe explica que a escolha se deu por apresentar o melhor custo-benefício e uma estrutura sempre atualizada a longo prazo. Com o princípio de prezar pela melhor conectividade possível, a busca por um servidor que estivesse no Brasil foi fundamental. “Qualquer falha de conectividade reflete diretamente na qualidade da experiência dos usuários. Para minimizar o impacto com possíveis falhas, quanto mais próximos os nossos usuários estiverem da infraestrutura, melhor será o serviço que vamos entregar para eles. E como a maior parte dos nossos usuários estão no Brasil, optamos por manter essa infraestrutura exclusivamente dentro do próprio país para evitar atrasos ou perdas”, complementa Felipe.

Com extensa atuação no ramo de educação com sua plataforma Elos, a empresa brasileira permite uma comunicação de alta qualidade diretamente do navegador e com funcionalidades estrategicamente pensadas para integrar e engajar os alunos em aulas a distância. Atualmente, todos os usuários estão conectados em servidores do OCI para terem as suas aulas. “O que buscávamos não era apenas um fornecedor de nuvem, mas sim uma empresa que nos entregasse uma boa qualidade de computação e que também fosse parceira, transparente para solucionar problemas e que tivesse um canal direto de apoio tanto na parte de engenharia quanto de suporte. E nós encontramos isso tudo na Oracle. ”

Diversas otimizações foram implementadas, fazendo com que percebessem uma redução de custo. “A adoção de uma infraestrutura mais elástica ao longo do tempo por meio da otimização em horários de menor fluxo de acessos, combinados com a migração para o OCI nos permitiu ter um custo menor e a rodar os processos de forma ainda mais automatizada, entregando o melhor serviço com uma equipe enxuta“.

A parceria com a Mconf é significativa para a Oracle, que pode mais uma vez contar com a confiança em seus produtos. “A Oracle realmente identifica seus clientes como parceiros e consideramos importante a construção do projeto em conjunto. É gratificante sabermos que a Oracle não é apenas escolhida pela estável infraestrutura que entrega com o OCI, mas também pelo seu DNA de fazer acontecer em conjunto com seus parceiros” diz Leandro Vieira, diretor sênior de HighTech Companies, Oracle Brasil.

Para o futuro, a Mconf vai continuar expandindo a tecnologia de seus serviços, aprimorando as ferramentas e tornando a experiência do usuário cada vez melhor. A ideia é inovar constantemente e sempre ter diferenciais em relação às plataformas de videoconferência genéricas para entregar algo que revolucione o setor da educação e do judiciário.

Últimas notícias