Mastercard acelera a adoção de tokenização em toda a América Latina e Caribe

Salvador, 03/12/2019 – À medida que os pagamentos digitais se tornam mais predominantes na América Latina e Caribe (ALC), a Mastercard continua trabalhando com seus parceiros para criar um ecossistema de comércio eletrônico mais conectado e seguro. Hoje, a empresa anunciou que mais da metade do seu volume de operações na região já está pronta para ser “tokenizada”, ajudando a tornar a oferta de pagamentos digitais simples, integrada e segura para os consumidores da região. A notícia vem na esteira de novos acordos assinados com players importantes, como Adyen, Braspag e ProCredit Ecuador, além de outros, que agora integrarão as soluções de tokenização da Mastercard para tokenizar as credenciais de pagamento em arquivo com milhares de varejistas pelo Brasil, México, Porto Rico e Equador. Bancos emissores em mais mercados em toda a região também estão se preparando para o lançamento neste ano.

Mastercard Digital Enablement Service — também conhecido como “MDES” — é a solução de tokenização da Mastercard que auxilia o novo ecossistema digital em que vivemos hoje. Está sendo adotada por bancos, comerciantes e provedores de serviços de pagamento em toda a América Latina como parte do Roteiro de Segurança Digital da Mastercard, uma iniciativa centrada em melhorar a segurança e experiência dos usuários dos pagamentos digitais.

Com os serviços de token, os consumidores podem armazenar as credenciais do cartão no seu dispositivo conectado, carteira móvel ou comerciante on-line sem o risco de expor os dados reais da conta do cartão, o que adiciona outra camada de segurança às operações on-line sem abrir mão da conveniência. A tecnologia protege as informações do cartão do consumidor substituindo o número de 16 dígitos original do cartão por um número alternativo único, ou “token”, que é associado àquele dispositivo específico, carteira digital ou comerciante digital e que não pode ser usado em nenhum outro lugar. Em caso de tentativa de fraude, os dados tokenizados do cartão são completamente inúteis para o cibercriminoso. A tokenização também evita interrupções de serviço com os comerciantes favoritos de um consumidor, atualizando automaticamente as credenciais do cartão caso este perca a validade ou precise de substituição.

“Observamos uma resposta fantástica ao MDES, tanto de bancos quanto de comerciantes, e vemos esses acordos como outro desenvolvimento positivo na adoção contínua do produto”, disse Walter Pimenta, Vice-Presidente Sênior de Pagamentos Digitais para a Mastercard ALC. “Com essas credenciais do cartão digitalizadas e tokenizadas disponíveis para nós e nossos parceiros, estamos desenvolvendo formas valiosas, inovadoras, convincentes e seguras de pagamento em todos os canais e dispositivos, redefinindo o comércio globalmente”, acrescentou.

“A Braspag acredita que a segurança no processo de pagamento beneficia toda a cadeia de compras, do titular do cartão aos comerciantes, passando pelos emissores e bandeiras de cartão de crédito”, explica José Carlos Vianna (Zeca), Diretor da Braspag. “Combinar segurança, conveniência e simplicidade com inovação é nossa missão e essa é outra forma de trazer isso ao mercado de comércio eletrônico. Ainda há muitas oportunidades para alavancar os negócios digitais no Brasil e em todo o mundo, e a Braspag com certeza continuará contribuindo para o crescimento desse setor”, diz.

“A parceria com a Mastercard para oferecer operações tokenizadas é um passo a mais para a Adyen promover experiências de pagamento seguras e integradas”, diz Jean Christian Mies, Presidente da Adyen para a América Latina. “A ampla adoção desse produto cria um ecossistema de comércio eletrônico mais seguro, e a Adyen estará sempre um passo à frente para oferecer novas tecnologias aos nossos clientes e parceiros”, acrescentou.

“O ProCredit considera a segurança um dos mais valiosos ativos comerciais e de reputação. Nesse sentido, todo investimento e esforço para garantir uma experiência segura e integrada de serviços digitais aos nossos clientes é um sucesso para nossa instituição e uma certeza de que proporcionamos segurança em cada operação”, diz Gustavo Urquieta, Chefe de Segurança e Membro da Equipe de Inovação do ProCredit Bank. “Na busca contínua para oferecer as melhores experiências digitais para nossos clientes, a implementação de operações tokenizadas é outro marco na nossa história como pioneiros da tecnologia de ponta no Equador e na região, com o acompanhamento da Mastercard”.

Últimas notícias