Globant cria programa para a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no setor de TI
Intitulado Pride In Tech, ações envolvem desde o trabalho permanente de inclusão até uma programação especial durante o mês de junho, incluindo uma comemoração especial no dia do Orgulho LGBTQIA+
Salvador, 06/06/2023 – Com o objetivo de promover um ambiente inclusivo, seguro e acolhedor para os colaboradores LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e outras identidades de gênero e sexualidade), a Globant, empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras, lança no Brasil uma iniciativa denominada Pride In Tech. O programa, que tem ações globais pontuais, definiu localmente uma equipe dedicada a gerar agendas permanentes, assim como batizou o projeto local.
A primeira ação destacada do ano envolve uma programação extensa ao longo do mês de junho, que inclui atividades como palestras, encontros e dinâmicas interativas. O Pride in Tech também preparou uma ação especial para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado no dia 28.
“A programação realizada ao longo do mês visa mostrar que a empresa está focada em fortalecer a inclusão e a representatividade da comunidade na indústria da tecnologia”, disse o idealizador do Pride In Tech no Brasil e gerente de projetos da Globant, Cleberson Lima de Souza.
A sede da Globant em São Paulo abrigará uma programação que envolve debates significativos ao público LGBTQIA+. Na primeira semana de junho, a agenda abre com o tema ‘Pronomes de Gênero e Visibilidade Transgênero’, que será viabilizado por meio de apresentações de conteúdos e vídeos disparados por uma plataforma interna de comunicação da empresa.
Na semana seguinte, no dia 14 de junho, a programação conta com a iniciativa global da Google, ‘#IAmRemarkable & Pride’, com atividades interativas entre os colaboradores e, no dia 21 de junho haverá disparos de conteúdos sobre a ‘História do movimento LGBTQIA+’. Já no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado dia 28, a Globant recebe Victor Lambertucci, CEO da Profissas, Escola de Diversidade, que irá realizar a palestra ‘Representatividade, LGBTfobia e microagressões’.
Para o analista de negócios da Globant Brasil e um dos organizadores do Pride In Tech e membro da comunidade LGBTQIA+, Wendel Pimenta, a Globant está desenvolvendo um papel importante, que vai oportunizar novos profissionais da comunidade para atuarem no setor de tecnologia. “Aqui na Globant, sinto que a gente pode ser o que é desde o primeiro momento. E isso é bastante importante para que profissionais da comunidade possam se sentir seguros a atuarem no mercado de tecnologia, sem a preocupação de sofrer algum tipo de preconceito, além de ter a perspectiva de evoluir no trabalho”, ressalta Pimenta.
Globant e a comunidade LGBTQIA+
Historicamente, a indústria da tecnologia é pouco representada por pessoas transgênero e diferentes identidades LGBTQIA+ no mundo todo. E para mudar este cenário, a Globant tem recorrido a programas de impacto para eliminar a discriminação e o preconceito, bem como fomentar a igualdade de oportunidades para todos os colaboradores. Isso envolve desde ações práticas, até de conscientização, principalmente entre os líderes.
Além do Pride In Tech, a empresa também criou um Protocolo de Transição, Adequação e Acompanhamento de Pessoas Transgênero. O código de ética tem como objetivo estabelecer diretrizes para garantir o direito à identidade de gênero dos colaboradores transgêneros, a fim de assegurar que o ambiente de trabalho seja baseado em respeito e tratamento digno.
“A Globant, no objetivo de exercer pautas inclusivas aos públicos, busca diferentes alternativas para que todos os colaboradores se sintam respaldados por uma empresa séria, que procura promover a inclusão das pessoas. E estas iniciativas são gratificantes pelo fato de incentivarem outras empresas e, com isso, promover mais respeito e visibilidade à comunidade LGBTQIA+ e demais públicos”, finaliza Javier do Porto, gerente do centro de desenvolvimento de talentos da Globant Brasil.