Com início da segunda fase dia 13, Banco Original já está pronto para o Open Finance

Salvador, 11/08/2021 – O início da segunda fase do Open Finance ocorre em 13 de agosto. Nesta data, os dados dos clientes de empréstimos, cartões e transações contratadas já podem começar a ser compartilhados entre instituições financeiras, sempre mediante consentimento prévio. Até o momento, o Banco Original, primeiro banco digital completo, já conta com mais de 20 mil clientes pré-cadastrados nesta fase, que segue até o dia 12 de setembro.

Fábio Lins, Superintendente Executivo de Canais, PIX e Open Finance do Banco Original, ressalta a importância deste momento. “O Open Finance vai revolucionar todo o nosso sistema financeiro. Isso exige muita tecnologia para prover segurança e o adiamento do Banco Central ocorreu para que o processo fluísse da melhor maneira possível. Por ter nascido com esse conceito, o Original já estava pronto para iniciar este procedimento antes mesmo da primeira data definida pelo Banco Central, que posteriormente foi adiada para 13 de agosto”.

O executivo aponta também que o Open Finance é um modelo seguro, baseado em ciência de dados trabalhados na nuvem, que vai trazer vantagens para os clientes, como, por exemplo, oferta de crédito. “Nossa intenção é fazer uma oferta agressiva, pois teremos dados de qualidade e garantidos pelo ecossistema do Open Finance. Por isso, poderemos oferecer de 20% a 40% a mais de crédito que o mercado. O objetivo é contribuir para democratização do mercado financeiro e viabilizar inclusão financeira e digital para as pessoas, empresas e, principalmente, empreendedores individuais no Brasil. Por isso, fizemos questão de entrar nesta fase de forma voluntária”, diz.

Para fazer parte da segunda fase do Open Finance no Original, o consumidor deverá seguir algumas etapas para garantir que seus dados sejam acessados com segurança. “O Original já está encaminhando a oferta de pré-consentimento para todos os seus clientes. Então, basta ao cliente aceitar, para ser redirecionado ao app e realizar o login. Nossa tecnologia vai garantir a segurança para todos os nossos clientes, como já aconteceu com o PIX”, compara Lins.

Entenda a segunda fase do Open Finance no Original

O Banco Original disponibilizou o cadastro do pré-consentimento de informações para o Open Finance. Para realizá-lo, o cliente deve entrar no APP e acessar nosso chat, a partir daí o nosso robô com inteligência artificial conduz o processo com o cliente até o fim do processo.

A participação do Original nos testes do regulador é voluntária, justamente por acreditarmos na importância do Open Finance para o mercado.

O Original é pioneiro no Open Finance, tendo sido criado em um modelo 100% digital já visando essa agenda. Toda a estrutura do banco é aberta e baseado no modelo de APIs para realizar integração com parceiros.

Sobre o Open Finance

Open Finance é o modelo de sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento de dados sobre produtos e informações financeiras entre instituições. A integração de plataformas e de infraestruturas tecnológicas dos bancos participantes e das empresas de serviços financeiros autorizadas pelo Banco Central permitirá aos clientes uma experiência com menos burocracia e mais personalização. Na prática, o Open Finance funciona como uma rede de dados cuja autorização deve ser dada pelos clientes.

A implementação do Open Finance foi dividida em 4 fases pelo regulador. A primeira fase, que teve início em fevereiro, envolveu o compartilhamento de dados de produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras. Na segunda fase, que começa em 13 de agosto (foi escalonada em 4 datas recentemente até 12 de setembro), os clientes poderão abrir seus dados cadastrais e financeiros. No fim de agosto, durante a terceira fase, será a implementação de pagamentos via Pix em estabelecimentos financeiros ou não, com a devida autorização do cliente. Na quarta e última fase, em dezembro, o Open Finance avançará para investimentos, previdência privada e seguros. O Open Finance não trará custo para os clientes.

Últimas notícias