Blue Service incorpora funcionalidade de Analytics em sua plataforma de BPM

Com os novos recursos analíticos e dashboards pré-configurados com os principais indicadores do fluxo do processo, a empresa traz o conceito de Process Analytics para dentro de sua solução de BPM

Salvador, 11/12/2023 – Visando apoiar as empresas a resolverem o desafio de aumentar a sua eficiência operacional e, ao mesmo tempo, tomar decisões estratégicas cada vez mais assertivas baseadas em dados, a Blue Service, empresa brasileira de tecnologia da informação, trouxe para a sua solução Blue Service BPM Platform recursos de analytics. O objetivo de embutir mais inteligência à Gestão de Processos de Negócios (BPM) é permitir um acompanhamento de todo o fluxo e obter insights com base nos dados originados na operação, entregando indicadores precisos.

“O BPM emergiu como uma abordagem essencial para otimizar operações. No entanto, com o aumento da competitividade e da complexidade dos cenários enfrentados pelas organizações, não basta ter uma visão 360º, responsabilidades devidamente delegadas e total rastreabilidade dos processos. Os gargalos seguirão existindo, assim como as questões e as dúvidas que precisam ser esclarecidas para uma tomada de decisão mais assertiva. É neste cenário, que está inserido o analytics, que consegue descrever, diagnosticar, predizer e até mesmo prescrever quais ações podem ser tomadas. Tudo por meio de indicadores”, explica Rodrigo Resegue, sócio e diretor de tecnologia da Blue Service.

Segundo o executivo, o grande diferencial da solução da Blue Service está no fato de trazer visões que relatórios de BPM padrões não entregam, como tempo médio de execução de atividade. Além de permitir um acompanhamento dessas informações no futuro e comparar o desempenho entre equipes e unidades, por exemplo. Por outro lado, ela também não elimina o BI, por focar em processos operacionais, burocráticos, diretamente relacionados à produtividade e não em conceitos de negócio, faturamento, estoque, vendas, desperdícios, como uma solução tradicional de analytics.

Gráficos de performance permitem uma análise, inclusive comparativa por tempo, no mês de conclusão, e ainda podem ser aprimorados ao longo do tempo. Rapidamente o profissional, dentro de sua visão e permissões no sistema de BPM, consegue verificar o SLA, organizar a agenda de prioridades, colocar isso em fluxo. Ou seja, a solução já mostra onde estão as dificuldades, quem são as pessoas menos produtivas no fluxo de processos, entre outros indicadores padrões entregues pela plataforma.

“Essa combinação mostra exatamente a teoria das restrições, os gargalos na operação, as oportunidades de melhorias, evidenciando, por exemplo, como faço para aumentar o tempo produtivo e o capacity, sem ter que contratar mais recursos humanos. Isso porque ela afunila os dados gerados no fluxo de trabalho”, finaliza Resegue.

A solução dispõe de oito dashboards com dezenas de indicadores padrões, que podem ser configurados de forma personalizada, assim como toda a solução Blue Service BPM Platform. Além disso, podem ser criados novos dashboards e indicadores, inclusive com dados externos à plataforma Blue, de outros sistemas tais como ERPs, soluções de recursos humanos, etc.

Últimas notícias