Atos inicia testes de TI para as Olimpíadas de Paris 2024

Serão mais de 250 mil horas de testes em mais de 150 aplicações da operação crítica de TI

Salvador, 19/05/2023 – A Atos, líder global em transformação digital, anuncia que lançou uma campanha para testar mais de 150 aplicativos críticos de TI dedicados ao gerenciamento e transmissão dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024. Esses testes são conduzidos pelo Atos Integration Testing Lab (ITL) em Madri, em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024 (COG), federações esportivas internacionais e parceiros de tecnologia em todos os setores.

Esta campanha visa validar as operações de vários sistemas que são fundamentais para o sucesso dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024. Além disso, busca manter os melhores serviços durante o evento – independentemente dos cenários e períodos de pico. A campanha também verifica os procedimentos operacionais, faz interface com provedores externos e relata o progresso do teste para o COI, OCOG, bem como para parceiros de tecnologia e esportes.

Em 15 meses, até a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o ITL terá realizado 250.000 horas de testes. Até o momento, os testes são realizados com dados e cenários reais dos Jogos Olímpicos anteriores. A partir de julho de 2023, o ITL apresentará novos dados dos eventos de qualificação dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024 para suas campanhas de teste.

Atualmente, cerca de 60 especialistas da Atos lideram as campanhas de teste das unidades operacionais dedicadas a cada local de esporte e competição, distribuídos pelos 1.000 m2 de área do ITL.

O ITL é capaz de replicar com precisão o ambiente de TI para implantação durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024 e testar o desempenho do Olympic Management System (OMS) e do Olympic Diffusion System (ODS). Ambas as suítes de aplicativos oferecem serviços essenciais a todos os participantes do evento, abrangendo atletas, treinadores, comentaristas, torcedores e parceiros organizadores. Em conjunto, asseguram a informação centralizada e a interação entre os vários stakeholders.

•  O Olympic Management System (OMS) é responsável pelos 500 mil credenciamentos, calendário de competições, pedidos de votação dos atletas que participam dos processos decisórios do COI na Comissão de Atletas, Portal do Voluntário e gestão das equipes operacionais.

•  O Olympic Diffusion System (ODS) é responsável pelo anúncio em tempo real dos resultados das 50 modalidades e 878 eventos para a mídia e para as delegações olímpicas e paraolímpicas. Ele inclui o “Sistema de Informação do Comentador” (CIS), que fornece às emissoras resultados e estatísticas de campo, bem como informações básicas sobre os atletas. Os jornalistas que não cobrem as competições de Paris podem usar o aplicativo MyInfo disponível em seus desktops, smartphones ou tablets para acompanhar as notícias publicadas pelos Olympic News Services. O Web Results System (WRS) e o Mobile Results Application (RMA) fornecem informações de resultados para milhões de apoiadores em todo o mundo. Outro componente chave é o Olympic Data Feed (ODF), que centraliza os resultados e as estatísticas coletadas pelo sistema On-Venue Results (OVR).

Plenamente ciente das questões ambientais em jogo, a Atos implantou uma solução operacional sustentável e replicável desde os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de PyeongChang 2018. Esta é baseada em três formas de estrutura de TI de longa data – ao mesmo tempo autônomas e complementares – que são projetadas para reduzir consideravelmente o número de servidores e o impacto ambiental da TI em torno dos Jogos Olímpicos. Com base nessa abordagem, a Atos reduziu pela metade o número de servidores físicos usados ​​em Tóquio 2020 em comparação com eventos anteriores. Este modelo inclui o ITL em Madri, o Centro Central de Operações Tecnológicas (CTOC) que supervisiona as operações de Barcelona e o Centro Tecnológico de Comando e Controle (TOC) localizado na cidade-sede durante as competições

“No que diz respeito à intensidade e disciplina, a próxima campanha-teste se assemelha ao cronograma de treinamento de um esportista de elite. Paris 2024 tem toda a confiança na experiência da Atos como líder de tais campanhas, sem mencionar a robustez de suas capacidades tecnológicas. De seu ITL com base em Madri, a Atos já está testando todos os ingredientes para entregar uma experiência inesquecível à família olímpica e paralímpica no próximo verão, em 2024”, afirma Bruno Marie-Rose, Diretor de Tecnologia e Informação, Paris 2024.

“Paris 2024 deve ser o mais ‘conectado’ da história dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Para isso, nossas equipes no ITL estão totalmente mobilizadas com as autoridades olímpicas e seus parceiros tecnológicos durante esta fase crítica de testes. Durante essas etapas, estamos aumentando os volumes de dados em antecipação às demandas de nossos sistemas para garantir sua confiabilidade”, conclui Patrick Adiba, vice-presidente executivo sênior e chefe de grandes eventos da Atos.

A Atos é fornecedora líder de TI para os Jogos Olímpicos desde 1989, quando a empresa atuou no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. A Atos tornou-se a parceira mundial de Tecnologia da Informação para os Jogos Olímpicos em 2001. A Atos também é a parceira oficial de tecnologia digital do Comitê Olímpico Europeu para as edições de 2023 e 2027 dos Jogos Europeus e parceira tecnológica oficial da Seleção Nacional de Futebol da UEFA até 2030.

Últimas notícias