Assertiva Soluções lança validação biométrica acessível para PME’s

Salvador, 21/11/2021 – O reconhecimento facial como dispositivo antifraude tradicionalmente é uma solução acessível a grandes empresas. No entanto, pequenos e médios negócios estão tendo a oportunidade de também se beneficiarem dessa tecnologia, graças a produtos desenvolvidos sob medida para eles. É o caso do Autentica, ferramenta de validação biométrica desenvolvida pela Assertiva Soluções – birô de crédito focado nas PME’s.

A startup sediada em Campinas (SP) acaba de lançar o produto, que utiliza um algoritmo complexo de machine learning para garantir que uma pessoa é quem realmente diz ser. “A solução pode ser utilizada em diversos momentos de uma empresa, como na abertura de contas, na conclusão de um serviço, na entrega de produtos e até mesmo em fases transacionais, como a autorização de compras, pedidos ou pagamentos”, afirma Hederson Victor Albertini, sócio fundador e atual CEO da Assertiva Soluções.

O grande diferencial do produto é aliar o processo antifraude a outras soluções complementares, como o onboarding digital do cliente, a coleta e centralização de documentos e a assinatura eletrônica com validade jurídica, o que não ocorre para assinaturas que se baseiam apenas num endereço de e-mail.

Há sistemas de assinatura virtual de documentos que exigem apenas a validação de um endereço de e-mail, o que é ainda muito sensível a fraudes. Usando o Autentica, que analisa mais de 150 pontos ósseos e musculares do rosto para comparar as fotos das pessoas e validar se ela é quem diz ser, esse problema é resolvido inteiramente online em questão de minutos para o cliente.

No caso de uma solicitação de empréstimo, por exemplo, é normal que as financeiras peçam cópia do documento de identidade, comprovante de endereço, holerite, entre outras coisas. Pré-pandemia, o comum era que isso acontecesse por conta do cliente: ele ia até a empresa solicitar o serviço, era informado sobre os documentos necessários e voltava com tudo isso em mãos. Se faltasse um documento, o processo não andava e o cliente precisaria voltar em outro momento.

“Durante a pandemia, muitas empresas passaram a oferecer, por conveniência, o envio desses documentos por outras maneiras (e-mail, whatsapp etc.). Porém, as assinaturas ainda precisavam ser feitas fisicamente. Tivemos o relato de uma financeira de São Paulo que gastava cerca de R$60 por contrato que mandava para o cliente assinar, via motoboy”, comenta o CEO.

Customização

Embora possa ser integrada ao sistema do cliente via API, geralmente o jeito preferido das grandes empresas, a Assertiva oferece também a possibilidade de acessar a ferramenta direto em sua plataforma via web, uma forma prática que costuma ser mais interessante para as PME’s. A ferramenta fica na nuvem e, portanto, não há instalação local de nenhum sistema, ficando o suporte por conta da própria Assertiva Soluções, sem custo extra.

Além de receber instruções sobre como utilizar a ferramenta, ao contratar o serviço, o cliente recebe auxílio da startup na montagem e personalização dos seus próprios fluxos. Além do pacote completo, há versões simplificadas para atender a necessidade de cada empresa, que podem contemplar apenas a assinatura digital, ou somente a prova de vida, por exemplo. “Em geral, as empresas costumam utilizar mais o fluxo completo para etapas como abertura de contas ou contratação de serviços pela primeira vez e fluxos como prova de vida quando são etapas mais transacionais, que são feitas rotineiramente”, finaliza Hederson.

Entre os principais benefícios do produto, estão a diminuição do índice de fraudes de identidade, que protege a empresa e não permite a venda / concessão de crédito a clientes fraudulentos e, por consequência, a redução da inadimplência, já que parte dos clientes inadimplentes, na verdade, são fraudes “disfarçadas” de inadimplência. Além disso,a plataforma traz redução de custo com a mesma análise, baixo valor de logística para assinatura. Por fim, garante mais organização, agilidade e segurança no armazenamento e entrada de clientes.

Últimas notícias