Aoop lança assistente virtual corporativo que usa Chat GPT

Bruce foi desenvolvido com base no chatbot da OpenAI e na plataforma ServiceNow

Salvador, 30/10/2023 – O uso de Chat GPT nas empresas tem se tornado cada vez mais comum. De acordo com uma pesquisa feita pela Reuters/Ipsos, ainda esse ano, 28% dos entrevistados afirmaram usar a ferramenta regularmente no trabalho. Contudo, para além de um apoio na rotina dos colaboradores, a tecnologia é capaz de auxiliar até mesmo as transformações digitais nas empresas.

Esse é o caso da Aoop, principal consultoria capaz de solucionar a automação e aceleração de estratégias digitais das empresas no Brasil, que criou o Bruce, seu novo assistente virtual, com base no chatbot da OpenAI e na plataforma ServiceNow.

O assistente utiliza de uma funcionalidade da tecnologia desenvolvida pela OpenAI, que permite a integração via uso de APIs. Além disso, o desenvolvimento foi feito a partir da ServiceNow, que oferece a possibilidade de chatbot e de um Agente Virtual. Dessa forma, quando um cliente da Aoop interage com o Bruce, presente no site interno da empresa, ele fornece as respostas dadas pelo Chat GPT com base nas orientações dadas pela organização.

“Nós experimentamos personalizar o Chat GPT por meio do envio de um contexto pré-definido. Definimos sua identidade, personalidade, quais informações importantes ele deve saber, como detalhes sobre a empresa, produtos ou serviços, e as limitações ou regras que deve seguir, como evitar certos tópicos, manter um tom específico ou não fornecer conselhos médicos”, explica Luiz Cesar Baptistella, CEO e fundador da Aoop. “Fizemos alguns testes com a ferramenta para ajustar da forma mais adequada possível e já colocamos para funcionar”, pontua.

Identidade e eficiência

Criado com o objetivo de proporcionar eficiência operacional, liberando a equipe de suporte para se concentrar em problemas complexos, reduzindo, assim, custos, o Bruce é um assistente virtual desenvolvido para orientar os clientes e colaboradores da Aoop, sem a necessidade de interação humana, sendo capaz de oferecer dicas e insights de forma simples e objetiva para serem aplicados nas empresas.

A decisão está alinhada com o padrão de consumo atual do público. De acordo com um estudo realizado pela Ilumeo, a maioria dos brasileiros já fez uso de algum assistente virtual. A pesquisa indica que houve um crescimento no uso da ferramenta por voz em smartphones, que passou de 87% para 91% em dois anos.

Inspirado no personagem de “Procurando Nemo”, que leva o mesmo nome, Bruce carrega a identidade da Aoop na hora de atender os clientes e colaboradores da empresa. “Quando pensamos em criar um assistente virtual, tínhamos a intenção de que fosse algo lúdico, mas, ao mesmo tempo, que tivesse nossa identidade. O tema não tinha como o tema ser outro, afinal de contas, aqui na Aoop, somos um time de Sharks”, conclui Baptistella.

Últimas notícias