VU busca consolidação de sua marca no mercado brasileiro

Empresa argentina de orquestração de identidades digitais e prevenção à fraude aposta em estratégias únicas para o País

Salvador, 06/12/2022 – Os brasileiros sofrem uma tentativa de golpe a cada 8 segundos, de acordo com uma pesquisa do Serasa Experian sobre Fraudes de Identidade, o que demonstra que o setor de segurança cibernética tem espaço para o crescimento de empresas que realizam serviços de proteção à identidade digital.

Nesse cenário, a VU, empresa multinacional na área de cibersegurança com origem latinoamericana, veio para o Brasil com o objetivo de ajudar as empresas a construírem experiências digitais mais seguras e sem fricção. “Buscamos conquistar espaço no mercado para consolidarmos no Brasil nossa imagem de empresa líder no oferecimento do que é nosso diferencial: uma jornada única de proteção à identidade e prevenção a fraudes”, explica Raissa Yoshikado (foto), Gerente de Marketing da VU Brasil. A empresa chegou à região em 2021, após uma rodada de investimentos Série B de R$ 60 milhões, e trabalha desde então no estabelecimento e consolidação da marca no mercado local.

Oportunidades e desafios de mercado

A empresa tem como principal desafio para sua consolidação no País estar entre os fornecedores de tecnologia de proteção e gestão de identidade para setores que são extremamente desenvolvidos tecnologicamente, como finanças e varejo. “Entendemos que a segurança cibernética precisa permear setores que têm relevância e a VU pode contribuir com a jornada da identidade digital das pessoas, tornando suas experiências cada vez mais seguras”, salienta Yoshikado.

Dados do Serasa Experian reforçam a necessidade de proteção para estes mercados. O setor financeiro lidera as movimentações suspeitas, com 1,2 milhões de tentativas de fraudes em bancos e cartões somente no primeiro semestre de 2021. E o de varejo, somente no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano anterior, teve uma alta de 89,5% de fraudes de identidade, somando 167 mil ocorrências, de acordo com a mesma pesquisa.

Apesar de uma grande oportunidade, esses setores trazem um desafio adicional, dada a evolução tecnológica que possuem no Brasil quando comparado a outros países da região e, que pede, de acordo com a executiva, por estratégias unicamente desenvolvidas para o público local.

Go-to-market: um olhar voltado ao account based, não apenas ao brand awareness

A estratégia de marketing da empresa, segundo a executiva, vai muito além de apenas trabalhar em seu brand awareness no mercado nacional, mas sim focar nas personas de interesse para a marca, para alcançá-las nas verticais desejadas. “Inicialmente, focamos em uma estratégia bem agressiva na vertical de finanças, que é nosso core business na maioria dos 27 países em que estamos, inclusive fomos um dos parceiros escolhidos pela Microsoft para participação em conjunto no Febraban Tech – o evento nos possibilitou apresentar no estande da Microsoft, ao lado de outros parceiros estratégicos da marca, como nossa tecnologia pode apoiar no processo de aceleração de novos modelos de negócios digitais, além de gerar valor de mercado ao aumentar a visibilidade da empresa ao entrar no País”, diz Yoshikado. Conhecido anteriormente como CIAB Febraban – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, o Febraban Tech é o principal evento do mercado na área de tecnologia e inovação para a indústria de serviços financeiros na América Latina.

A executiva explica, no entanto, que embora o setor de serviços financeiros seja o mercado em que possui maior penetração em outras regiões, a estratégia da marca é apoiar grandes empresas de outros setores que têm a necessidade crescente por prevenção a fraude e proteção de identidade, como varejo, já citado anteriormente como uma excelente oportunidade, assim como educação e saúde, por exemplo.

O enfoque da comunicação da VU é todo nesse sentido: orientado às jornadas da identidade digital em cada uma das indústrias foco, trabalhando também com parceiros estratégicos, como a Microsoft, que permite uma chancela importante para os produtos da empresa.

“O Brasil representa um cenário vasto e promissor para a VU e acreditamos que podemos somar à estratégia das empresas em seus modelos de negócios complexos, robustos e em suas jornadas digitais únicas, através de soluções modulares e totalmente flexíveis”, finaliza Yoshikado.

Últimas notícias