Segurança digital: treinamento alerta crianças até a melhor idade para o cuidado e proteção na internet

Com linguagem adaptada para todos os públicos, programa disponibilizará as primeiras temporadas de forma gratuita, mostrando como se defender dos crimes digitais mais recorrentes no País

Salvador, 28/05/2024 – É inegável que o advento da internet gerou muitas oportunidades e impacto positivo para toda a sociedade, mas também lastros negativos que afetam gerações e o futuro: a insegurança digital. Com o aumento de “especialistas” em golpes e fraudes na internet – ao passo que também existem mais pessoas conectadas no Brasil – os usuários estão suscetíveis ao risco, independentemente de condição financeira, gênero ou idade.

Esse cenário também corrobora para uma realidade que precisa ser combatida: a falta de informação e educação de como usar a internet com segurança. “Aprender a se proteger e estender esse cuidado para a família é quase que um dever. Pais e cuidadores precisam ter isso em mente, pois é uma das grandes preocupações e realidades do momento e do amanhã. Esse despertar de consciência eu realmente acredito que só virá quando alcançarmos a infância, ali no primeiro contato com a educação”, afirma Josué Luz, especialista em segurança digital.

Ele, que é fundador da Acadi-TI, escola brasileira especializada em educação e segurança digital, referência e certificações internacionais em carreira em cibersegurança, em estudos com o time interno idealizou um projeto social que impactará não apenas crianças, mas também a melhor idade – público tão suscetível e foco para os crimes digitais. A escola está lançando o primeiro treinamento no Brasil, que visa, sobretudo, trazer informações atualizadas para que as pessoas se protejam e usem a tecnologia a seu favor, ou seja, de forma consciente e segura.

De cunho social, o programa “Sua família mais segura na internet”, será entregue em formato de minisséries, ministrado por instrutores e professores especializados em cibersegurança. Os conteúdos, em vídeo, tratarão de temas variados, que vão desde como aprender a blindar suas senhas, cartões de crédito e dados pessoais, até às novas diretrizes e atualizações da lei de proteção de dados – LGPD. Além disso, a programação abordará ainda “como não ter as redes sociais hackeadas”, “cuidados com WhatsApp”, “os principais golpes na internet”, “como identificar crimes digitais infantis – pedofilia”, “monitoramento de e-mails”, dentre outros.

“Nesta edição, ofereceremos um guia completo para que os pais possam identificar sinais de comportamento online arriscados, protegendo os filhos contra as ameaças do mundo digital”, explica Luz.

Dados refletem que o usuário está mais vulneráveis ao risco

Pesquisa TIC Domicílios 2023, o acesso à internet aumentou em 2023 no país. Os dados mostram que 84% da população com 10 anos ou mais estão conectadas, o que representa 156 milhões de pessoas online. O acesso por faixa etária está dividido desta forma, segundo levantamento: 91% têm entre 25 e 34 anos, 89% entre 35 e 44 anos e 78% estão na faixa etária de 45 a 59 anos. A média calculada é que brasileiros entre 24 e 59 anos estão online e/ou têm acesso à internet.

O fato é que milhares de pessoas são vítimas de crimes digitais todos os dias, a começar pelos idosos. O Brasil é o segundo país com mais casos no mundo, atrás apenas do México. Esse dado corrobora uma realidade triste de que a prática tem se tornado algo comum. Em 2021, o Brasil tinha uma população de 212,7 milhões de pessoas. Desses, a parcela de indivíduos com 60 anos ou mais foi estimada em 14,7% da população. Isso significa que o Brasil deve ter aproximadamente 31,3 milhões de idosos em 2021. Se considerarmos que 97% dos idosos utilizam a internet, isso corresponde a aproximadamente 30,3 milhões.

Quem é a Acadi-TI

Fundada em 2012, é a maior empresa provedora de conhecimento e formação na área de segurança digital e formação de carreira em cibersegurança hoje do País que oferece certificações Internacionais da Offensive Security, Comptia e EC-Council, organização que oferece serviços de segurança cibernética para o mundo onde um dos maiores clientes é o governo Americano.

Foi eleita o melhor centro de treinamento em segurança digital da América Latina, pelo Prêmio “ATC do Ano 2023 Latam EC-Council” – a maior premiação internacional do segmento feita por um órgão certificador. Já capacitou mais de sete mil alunos e certificou mais de três mil alunos com reconhecimento internacional e cresceu 300% nos últimos anos. A expectativa para 2024 é que o número de profissionais qualificados seja o triplo do registrado em 2023. A equipe é formada por especialistas em segurança cibernética, com reconhecimento internacional e atuação em países como Portugal, Angola e Moçambique.

Últimas notícias