Organizações simplificam a proteção e a gestão da multinuvem com ajuda de novas soluções F5 para ambientes distribuídos

Salvador, 28/03/2023 – A F5, provedora de soluções de segurança cibernética, anunciou recursos de multi-cloud networking (MCN) para estender facilmente os serviços de aplicações e segurança em uma ou mais nuvens públicas. A F5 conecta qualquer aplicativo e qualquer API em qualquer lugar. Isso é feito de forma a garantir conectividade rápida entre redes e entre cargas de trabalho em diferentes locais. A nova solução atua em implementações híbridas, ambientes Kubernetes nativos e sites de Edge Computing. A F5 oferece uma abordagem baseada em plataforma criada especificamente para atender às necessidades de aplicações tradicionais e modernas. Isso é feito sem aumentar a complexidade ou perder o controle granular e a visibilidade necessária. O lançamento do Distributed Cloud App Connect e do Distributed  Cloud Network Connect ajuda as organizações a integrarem facilmente operações de rede, realizando a otimização e a resolução de problemas de desempenho de aplicações e visibilidade por meio de um único console de gerenciamento.

De acordo com o 2023 State of Application Strategy (SOAS) Report, recém-lançado pela F5, 85% das organizações operam implementações de aplicações distribuídas, abrangendo arquiteturas tradicionais e modernas e vários ambientes de hospedagem na nuvem. No entanto, essas implementações distribuídas adicionam complexidade operacional e custo, prejudicando a visibilidade e aumentando a área de superfície para possíveis ataques cibernéticos.

Novos serviços de Nuvem distribuídos 

Os modelos de infraestrutura e design de rede tradicionais são incapazes de acomodar as demandas de aplicações modernas e as experiências digitais que elas fornecem, em grande parte porque as aplicações baseadas em microsserviços mais recentes dependem de APIs e serviços de cluster Kubernetes distribuídos. Trata-se de sistemas que não são restritos a um único local da Nuvem ou até mesmo a um único provedor de Nuvem.

De acordo com o Relatório SOAS de 2023, os desafios Multinuvem mais prementes são gerenciar a complexidade das ferramentas e APIs, aplicar segurança consistente em aplicações e otimizar o desempenho da aplicação. Para enfrentar adequadamente esses desafios, é necessária uma abordagem mais abrangente para proteger o ambiente MCN, que forneça:

– Uma pilha de serviços integrados que aborde o trânsito de camada 3 e a rede de serviço de aplicação de camada 7 entre nuvens e aplicações distribuídas para minimizar a complexidade e aumentar a agilidade.

– Segurança de ponta a ponta para rede entre Nuvens/locais e para a proteção das cargas de trabalho conectadas, com controles de política unificados para resposta mais rápida às ameaças em evolução.

– Orquestração independente de Nuvem para descoberta de aplicações, rede e segurança, bem como para conectividade privada de ponta a ponta.

– Controle granular de comunicações de aplicações para plataformas modernas com segurança incorporada.

“A conectividade segura de aplicação para aplicação é obviamente uma meta para todas as organizações digitais, mas como isso é alcançado tornou-se cada vez mais estratégico”, disse Michael Rau, vice-presidente sênior e gerente-geral da F5 Distributed Cloud Platform and Security Services. “A proliferação de arquiteturas de Nuvem e híbridas coincidiu com o surgimento de microsserviços e aplicações distribuídas pesadas ​​de API – fatores que contribuem para a complexidade e diminuem a visibilidade. Os Serviços de Nuvem Distribuídos expandem muito nossa capacidade de atender aos casos de uso híbridos e Multinuvem dos clientes, fornecendo agilidade e segurança ​​para infraestrutura global e ambientes de aplicações”, completou.

A F5 fornece soluções necessárias para MCN, conectando e protegendo qualquer aplicação e qualquer API em qualquer lugar, garantindo conectividade rápida de rede a rede e carga de trabalho a carga de trabalho em diferentes locais de Nuvem, Data Centers, ambientes híbridos e Edge Computing. Desde o lançamento do Distributed Cloud Services, a F5 continuou a expandir os recursos fornecidos como SaaS e serviços gerenciados, incluindo a recente adição de Distributed Cloud App Infrastructure Protection.

O anúncio de hoje aumenta o alcance dos Serviços Distribuídos em Nuvem por meio das seguintes novas ofertas de SaaS:

– O Distributed Cloud App Connect fornece uma abordagem de pilha integrada por meio de um único console para combinar rede abrangente de aplicações com segurança total, provisionamento mais rápido e facilidade de uso.

– Serviços avançados de rede de aplicações, incluindo balanceamento de carga, gateway de API, controle de entrada/saída e visibilidade de ponta a ponta.

– Provisionamento automatizado ou com um clique de aplicações Web adicionais e serviços de proteção de API (WAAP), como firewall de aplicações Web, DDoS, mitigação de bot e segurança de API.

– Integração nativa do Kubernetes com controle refinado para aplicação e até mesmo comunicações específicas de API para API sem expor a rede subjacente. Isso reduz consideravelmente os riscos de segurança e aumenta a velocidade de entrega da aplicação.

– O Cloud Network Connect distribuído torna altamente seguro e simples implantar conectividade em locais de nuvem e provedores de Nuvem.

– Provisionamento e orquestração automatizados de serviços de conectividade de provedores de nuvem para reduzir a complexidade do gerenciamento e aumentar a visibilidade.

– Conectividade segura e extensibilidade com microssegmentação baseada em intenção e inserção de serviço de virtualização de funções de rede (NFV) de terceiros.

– F5 Global Network totalmente privada opcional para otimizar o desempenho da aplicação e fornecer conectividade privada de alta velocidade para provedores de Nuvem pública.

“As estratégias de nuvem das empresas estão evoluindo de várias aplicações espalhadas por várias nuvens para verdadeiras arquiteturas de várias nuvens com cargas de trabalho distribuídas. Isso exigirá que os arquitetos de nuvem e rede projetem suas redes multinuvem para fornecer conectividade de camada de rede e de aplicação”, disse Zeus Kerravala, fundador e principal analista da ZK Research. “A F5 é há muito tempo líder em rede de aplicações, e seus serviços distribuídos em nuvem fornecem um conjunto totalmente integrado de serviços de camada 3 a 7 para conexão segura entre nuvens e cargas de trabalho, mesmo aquelas implantadas no Edge ou na filial.”

“Nossos clientes começaram a adotar o conceito de distribuição de cargas de trabalho e aplicações inteiras em diferentes provedores de nuvem, bem como arquiteturas híbridas que incluem data centers ou locais de ponta”, disse Colin Williams, CTO de negócios, rede e segurança da Computacenter UK. “Com essa estratégia vem o desafio de reduzir a complexidade da infraestrutura em ambientes múltiplos e variados, especialmente ao conectar redes e aplicações, mantendo segurança e visibilidade consistentes. Os serviços de nuvem distribuída da F5 fornecem rede multinuvem baseada em SaaS fácil de usar para ajudar nossos clientes a conectar com rapidez e segurança suas instâncias e cargas de trabalho de nuvem distribuídas.”

Insights do setor sobre nuvem híbrida e multinuvem no relatório de estratégia de estado de aplicação da F5

Com base nas respostas pesquisadas de mais de 1.000 tomadores de decisão de TI de todo o mundo, a F5 também está apresentando seu Relatório de estratégia de estado de aplicativo (SOAS) de 2023. Vindo de uma ampla variedade de setores, os líderes de TI compartilham suas prioridades e preocupações com a F5 neste nono relatório anual focado na transformação digital. Os dados foram fornecidos por indivíduos em uma ampla gama de funções de TI e gerenciais, desde o C-Level até as trincheiras do desenvolvimento de aplicativos. Uma das descobertas é que o crescimento dos negócios em longo prazo para todos os tipos de organizações dependerá da identificação de maneiras de facilitar o gerenciamento em sistemas cada vez mais complexos e distribuídos. Com uma coleção de estatísticas disponíveis observando a proeminência contínua de implantações de aplicações híbridos e multinuvem, o relatório completo está disponível em: f5.com/state-of-application-strategy-report

Últimas notícias