ESET discute a importância de debater segurança da informação nas escolas

Salvador, 10/02/2020 – De acordo com a pesquisa TIC Kids, 86% dos jovens entre 9 e 17 anos utilizam internet no Brasil, esse público corre diversos perigos como roubo de informações sigilosas, pedofilia e exposição a conteúdos nocivos. Pensando na segurança dos pequenos, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, explica a importância de discutir a segurança da informação nas escolas.

Da mesma forma que o acesso à internet por parte das crianças traz muitas vantagens, também existem perigos atrelados a ele. Publicação de informação sigilosa, desafios perigosos online e pedofilia são riscos que os jovens estão facilmente expostos por serem o público preferido de hackers e criminosos que se aproveitam da ingenuidade dos mais novos.

Outro problema enfrentado pelas crianças no ambiente virtual envolve os games. Muitas vezes positivo para as crianças, os jogos podem se tornar perigosos sem a devida educação sobre as ameaças que o ambiente online pode trazer. Uma reportagem da BBC revela que jovens a partir dos 14 anos de idade ganham dinheiro com vendas de contas do famoso jogo online Fortnite que foram hackeadas, o que pode ocasionar imensos vazamentos de dados.

“A ESET mantém um portal educativo chamado Digipais que auxilia os pais a protegerem seus filhos na internet. Trazer essa discussão para as escolas pode ajudar às famílias e aos professores a saber lidar com os problemas que os jovens enfrentam no mundo digital”, explica Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da informação da ESET. “Além de situar os pequenos sobre os perigos ao navegar na internet, é preciso explicar os motivos pelos quais eles precisam ficar atentos”, finaliza.

Portanto, o especialista orienta que é importante incluir na educação das crianças, seja nas escolas, ou em casa, tópicos essenciais da segurança da informação, como melhores práticas para interagir na internet, perigos aos quais as crianças estão expostas e como se proteger. Campanhas interativas e palestras são soluções para que os jovens, pais e professores fiquem mais atentos e saibam lidar com os perigos que as crianças estão expostas online.

Últimas notícias