Compugraf lança serviço personalizado e gamificado visando aprimorar cibersegurança interna das empresas

Salvador, 29/06/2022 – Segundo a consultoria alemã Roland Berger, o Brasil foi o quinto país que mais sofreu crimes cibernéticos ao longo de 2021, causando mais de 9,1 milhões de ocorrências apenas no primeiro trimestre do ano passado, número maior que o ano inteiro de 2020. Visando atenuar esse cenário, a Compugraf – provedora de soluções de segurança da informação, privacidade de dados e governança das principais companhias brasileiras – acaba de lançar um Programa de Conscientização completo para as empresas por meio de um processo interativo, gamificado e totalmente personalizado. O objetivo principal é auxiliar o mercado corporativo a amplificar a proteção contra esses tipos de golpes e crimes, oferecendo um maior conhecimento e preparação em cibersegurança aos seus colaboradores.

Denis Riviello, Head de Cibersegurança da Compugraf, relata que a própria companhia precisou encontrar uma maneira de lidar com esse tema. A partir dessa demanda interna de segurança, a organização não só encontrou no Hacker Rangers uma solução sólida, como conseguiu criar pacotes de serviço para gerenciamento customizáveis de acordo com a demanda do cliente, passando, assim, a disponibilizar o produto ao mercado.

“As pessoas são o elo mais fraco nas tentativas de uma empresa de proteger seus ativos de informação. Podemos até achar que os dados estão seguros, mas se os colaboradores não tiverem o treinamento correto ou um entendimento prático de suas políticas e os riscos potenciais, todas as defesas poderão ser facilmente quebradas”, relata. “Por conta disso, a implementação desta solução ampliou essa conscientização e impactou positivamente na preparação de nossos funcionários para lidar com possíveis incidentes cibernéticos que acontecem no dia a dia, tornando-os fatores fundamentais para segurança da informação dentro do ambiente interno”, complementa.

Gamificação e interatividade

De rápida implementação, o Programa de Conscientização se diferencia das outras opções do mercado pelo fato de ser totalmente interativo, gamificado e adaptável a qualquer empresa ou setor de atuação. Tais características tornam o processo de aprendizado muito mais tranquilo e engajante para todos os funcionários.

A partir do programa, a expectativa é de que os funcionários passem a atuar quase como um verdadeiro “Firewall Humano”, tornando-os o elo mais forte na estratégia defensiva de segurança da informação, independente do cargo ou área de atuação desse colaborador na companhia.

“Atualmente 98% dos ataques digitais dependem de um último clique do usuário para ser efetivo. Desta forma, um Programa de Conscientização é um fator chave para a construção de uma cultura de segurança, não só para auxiliar na mitigação de riscos iminentes, que muitas vezes estão na mão do usuário, como também para disseminar informações oportunas sobre os valores e regras da empresa”, explica Riviello.

Por que contratar a solução via Compugraf?

Totalmente gerenciado e customizado para atender as demandas, interesses e necessidades específicas do contratante, o serviço oferecido pela Compugraf por meio da ferramenta Hacker Rangers, é composto por planejamento, suporte e acompanhamento integral da equipe.

“Conseguimos disponibilizar o serviço de forma assertiva e organizada de acordo com os objetivos e motivadores expressos pela empresa interessada. Nesse sentido, o trabalho de configuração e sistematização oferecido pela Compugraf acaba assumindo um papel primordial para que todo o processo atinja os objetivos esperados. Além disso, temos expertise para atender especificidades de diferentes áreas e/ou setores de uma mesma empresa”, argumenta.

Com a possibilidade de a solução ser modular e customizável em relação ao tempo e conteúdo, o especialista ressalta ainda a importância das empresas investirem neste tipo de ação de forma constante e recorrente. “O trabalho voltado para a segurança da informação é uma necessidade contínua, e os formatos desses ataques são diferentes a cada momento. Dessa forma, manter um plano de defesa atualizado é essencial para qualquer empresa, independente do setor ou tamanho dessa companhia”, conclui o Head de Cibersegurança da Compugraf.

Últimas notícias