Check Point Software alerta para os erros de segurança cibernética que podem colocar os amigos em risco

Salvador, 20/07/2022 – Os cibercriminosos aproveitam essas datas comemorativas para realizar todo o tipo de golpes, bem como da popularidade das plataformas de mídia social para obterem os dados da lista de contatos. Por esta razão, é importante que todos os usuários estejam cientes das ameaças cibernéticas mais atuais, não apenas para sua própria segurança, mas também para a proteção daqueles com quem mantêm uma comunicação pessoal e profissional. É por isso que, no Dia do Amigo, celebrado no Brasil em 20 de julho (o Dia Internacional da Amizade ou do Amigo é comemorado em 30 de julho), a Check Point, uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, alerta os usuários sobre os riscos e dá três dicas para se manter seguro online.

É importante observar que os riscos não se restringem a uma plataforma de mídia social e que os atacantes aproveitarão qualquer violação de segurança para obter acesso a informações pessoais. Por exemplo, muitas campanhas de phishing são distribuídas por e-mails, solicitando a redefinição de senha. Como muitos usuários confiam na mesma senha em todas as suas contas online, uma vez que um atacante tenha essas credenciais, todas as contas que usam as mesmas informações de login estão em risco. Além disso, todos os seus contatos nessas contas estão agora à mercê do hacker.

O mesmo ocorre se um cibercriminoso conseguir realizar a troca de SIM (Subscriber Identity Module, e em português “Módulo de Identificação do Assinante”, técnica pela qual, por meio de um ataque de phishing, ele usa dados roubados para duplicar um cartão SIM móvel, dando acesso a todo o perfil online da vítima. Se isso acontecer, todos os contatos do dispositivo móvel em questão estarão disponíveis, permitindo que os cibercriminosos enviem textos de phishing ou e-mails carregados de malware para realizar roubos financeiros ou extrair credenciais para também obter acesso aos seus contatos, criando um dominó efeito.

Três dicas importantes para fortalecer os esforços de segurança cibernética

•  Proteger as senhas: A melhor maneira de manter a nós mesmos e nossos amigos e familiares protegidos de um ataque cibernético em série é criar senhas fortes evitando os clássicos como “123456” ou “senha” e usando combinações diferentes para cada plataforma parar cibercriminosos acessando mais de uma conta. Também é aconselhável alterar essas senhas periodicamente para se manter ainda mais seguro. Outra recomendação é considerar a implementação da autenticação de dois fatores.

•  Estar atento: A agitação da vida cotidiana pode nos tornar mais suscetíveis a clicar acidentalmente em um link ou cair em um golpe. Portanto, sempre que receber um e-mail ou mensagem de texto de um remetente desconhecido, reserve um minuto e procure por sinais de que possa ser malicioso. Por exemplo, gramática incorreta que esteja tentando induzir o usuário a tomar uma decisão rápida.

•  Estudar novas ameaças: Os cibercriminosos estão se tornando cada vez mais criativos na forma como tentam atacar contas. Isso significa que os usuários precisam se informar sobre as campanhas para não serem vítimas das últimas tendências de ataques. Deve se lembrar de verificar sites de notícias e sites de segurança cibernética para se manter informado sobre qual é a abordagem mais recente, para que da próxima vez que você receber uma mensagem mal-intencionada, ela já esteja na vanguarda de sua mente.

“Enquanto celebramos nossas conexões no Dia do Amigo, precisamos pensar no que é possível fazer para manter nossos amigos seguros online”, alerta o Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Software Brasil. “Muitas vezes, quando uma de nossas contas ou dispositivos é hackeado, só pensamos em nós mesmos. A data comemorativa de hoje deve servir como um lembrete para todos, que quando somos vítimas de um ataque, isso também coloca todos os nossos contatos em risco, então uma boa comunicação é importante. Não é uma questão de atribuir culpa, mas mais sobre o que podemos fazer para manter nossos amigos, familiares e colegas seguros online.”

Últimas notícias