Aeroporto de Guarulhos adota drones para monitorar e proteger as operações

Parceria com a empresa Dahua visa a proteção de todo perímetro, com ações buscando aumentar a segurança e a proteção do meio ambiente

Salvador, 25/08/2022 – O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, começou a utilizar drones, como parte de um Plano de Trabalho de Segurança. A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, adquiriu dois equipamentos da fabricante Dahua Technology que visam monitorar e proteger o perímetro aéreo e terrestre do aeroporto.

Com o uso dessas aeronaves, será possível investigar e prevenir princípios de incêndios, intrusão de pássaros nas rotas dos aviões, monitorar espécies de animais que vivem no complexo, apoiar durante as vistorias das pistas de pouso e decolagem, alertar sobre invasões irregulares das áreas por comunidades do entorno e orientar nas decisões de logística e trânsito em casos de aglomeração, como a presença de celebridades, times de futebol, bandas de músicas etc.

Além disso, também será possível incorporar a câmera do drone ao sistema de reconhecimento facial, agregando ainda mais tecnologia ao projeto.

O que são drones?

Também conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANT) ou Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), os drones foram intensivamente testados sob a supervisão de técnicos da Dahua Technology e da concessionária. Após os testes, os veículos poderão ser utilizados para realizar inúmeras outras análises preditivas e comportamentais, uma vez que possuem tecnologia de Inteligência Artificial embarcada.

O Plano de Trabalho de Segurança do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) inclui ainda outras ações e cuidados com a manutenção dos espaços físicos e com o meio ambiente.

De acordo com Admilson Silva, diretor de operações da GRU Airport, a tecnologia será uma ferramenta muito importante para a administração do dia a dia do aeroporto. “A chegada desses drones nos ajudará a identificar possíveis problemas e agir rapidamente para solucioná-los”, explica o executivo.

Tecnologia adotada

Foram adquiridos 02 aparelhos Hexacopter Dahua Technology no modelo X1550, com câmera térmica, que possuem dois conjuntos de bateria (8 baterias), dois conjuntos de hélice reservas e têm capacidade de carga máxima do peso de 23,6 kg. São equipamentos robustos e suportam as inúmeras rajadas de vento que o local recebe constantemente.
O drone pode ser utilizado em condições de chuvas e na escuridão, podendo enfrentar até mesmo fortes tempestades. Além disso, as câmeras possuem Zoom Optico de 30X com tecnologia StarLight que permitem que esses equipamentos sejam utilizados mesmo em ambientes com pouca luz, que são capazes de identificar pessoas, animais e objetos à distância.

Sobre GRU Airport:

O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, uma empresa do consórcio formado pela Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South África), é o maior complexo aeroportuário da América do Sul e também a principal porta de entrada e saída de cargas do Brasil.

Sobre a Dahua Technology

A Dahua Technology é líder mundial em soluções e serviços de AIoT inteligentes baseados em vídeo e análise de imagens. Por meio de inovações tecnológicas dispõe de soluções completas fim a fim, sistemas e serviços de segurança para criar valor às operações em cidades, às organizações empresariais e consumidores com soluções de alta tecnologia que visam criar uma vida inteligente e segura. No Brasil, as soluções e produtos Dahua foram instalados em vários grandes projetos, como o Aeroporto Internacional de São Paulo, Allianz Parque, Metrô de Salvador, Metrô de Recife e Prefeitura de São Paulo.

Últimas notícias