People Analytics: o que é, técnicas, dicas e seleção

Inteligência artificial da Qintess permite análise de 70 mil perfis profissionais por área de RH. Qintess utiliza solução e está com 300 vagas abertas

Salvador, 15/04/2021 – O People Analytics é uma das mais fortes tendências da gestão de pessoas e está transformando a maneira com a qual a Qintess, fornecedora de soluções tecnológica reconhecida como uma das 100 empresas mais inovadoras do país, se relaciona com colaboradores e talentos que possam integrar os quadros da empresa.

A solução de inteligência artificial criada pela companhia está permitindo o gerenciamento de cerca de 70 mil profissionais, tanto do quadro interno, como de perfis disponibilizados em plataformas de trabalho, portfólios on-line, currículos recebidos ou redes como o LinkedIn.

Técnicas

A Qintess enxergou na ferramenta a possibilidade de reter e atrair talentos por meio da análise de dados e da tomada de decisões mais assertivas. “Utilizamos a solução para coletar e integrar, analisar e gerenciar perfis, o que nos permite atuar no engajamento dos colaboradores, na retenção e no recrutamento de talentos”, explica Felipe Lima, Diretor de Analytics & Decision Science da Qintess e responsável por liderar a execução do projeto internamente.

Segundo Letícia Valiente, Gerente de Recursos Humanos, “o People Analytics nos apresenta dados capazes de nos permitir fazer uma leitura mais transparente, ajudando inclusive no cumprimento de metas de diversidade e inclusão – um dos nossos pilares-chave dentro das práticas ESG”, diz.

Dicas

O LinkedIn é uma rede social profissional com mais de 600 milhões de usuários no mundo, se tornando dessa forma um espaço chave para networking e credibilidade profissional. O People Analytics coleta e analisa as informações disponíveis nessa e outras plataformas para ter acesso à  novos talentos.

“Por isso, também é muito importante que as pessoas mantenham seus perfis atualizados inclusive em redes como o LinkedIn, informando quais as ferramentas e frameworks nas quais elas têm experiência. Isso vale para portfólios on-line e demais plataformas”, explica Breno Barros, Chief People, Innovation & Marketing Officer.

Sendo assim mantenha seu perfil em dia com todos os lugares onde trabalhou, principais habilidades, experiências adicionais como voluntariado e publicações que considere interessantes profissionalmente. Além disso, vale adicionar links com portfólio, currículo e blog (caso tenha um).

Tenha sempre em mente as palavras-chave de seu mercado de atuação e adicione-as ao seu currículo, portfólio e redes sociais.

Seleção

A Qintess, uma das dez maiores empresas brasileiras de tecnologia, está com mais de 300 vagas de trabalho abertas, em sua maioria para desenvolvedores, especialistas em experiência do usuário, cientistas e engenheiros de dados. As oportunidades são para São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba, porém, nesse momento, para atuação remota em home office. Por isso, a empresa está avaliando o perfil de profissionais de todo o País.

Para acesso às oportunidades e cadastro do currículo, basta acessar o site da Qintess em qintess.com/vagas.

Últimas notícias