Tempest anuncia João Paulo Lins como novo CEO

Executivo, com mais de 20 anos de experiência em cibersegurança, substitui o fundador Cristiano Lincoln Mattos que assumirá posição no Conselho

Salvador, 22/08/2024 – A Tempest Security Intelligence, empresa especializada em cibersegurança do grupo Embraer, anuncia João Paulo Lins como novo CEO. Com mais de 20 anos de atuação na empresa, o executivo substitui Cristiano Lincoln Mattos, fundador que esteve à frente da operação até o momento.

Anteriormente, Lins atuava como Chief Technology Officer (CTO) da Tempest, desempenhando um papel essencial na liderança estratégica da empresa. Nesse período o executivo participou da criação do AllowMe, e de estratégias de M&A que incluíram o próprio AllowMe (vendido no ano passado para a Serasa Experian), El Pescador e a aquisição da EZ-Security.

João Paulo Lins assume a nova posição com a proposta de seguir com a condução da estratégia da companhia junto à Embraer nos últimos anos. “A Tempest já é uma referência em cibersegurança no mercado e seguirá focada em garantir a proteção de nossos clientes e contribuir ativamente para um ambiente digital mais seguro. Esse segmento traz cada vez mais oportunidades de negócios na medida em que a chegada de novas tecnologias podem abrir janelas de vulnerabilidades para empresas e usuários”, afirma o CEO.

Cristiano Lincoln, que assumirá posição no conselho consultivo da Tempest, fundou a companhia no ano 2000 no Porto Digital em Recife, junto com os sócios Evandro Hora e Marco Carnut. Nestes 25 anos, Lincoln liderou a expansão e desenvolvimento da Tempest para São Paulo e Londres, criando uma cultura empreendedora e com investimentos crescentes em inovação e pesquisa, ampliando a oferta de serviços e produtos para atender as demandas do mercado ao longo de vários ciclos de crescimento.

“Tenho muito orgulho de tudo que construímos nesses 25 anos, e estou feliz em passar a liderança da empresa para um parceiro de longa data como o João. Como parte do conselho consultivo, seguirei colaborando com o próximo ciclo da Tempest, e o desenvolvimento do potencial brasileiro no campo da inovação tecnológica e da cibersegurança”, conta.

Para Dimas Tomelin, vice-presidente da Embraer, “a transição dos fundadores da Tempest já estava prevista e foi cuidadosamente planejada, refletindo o trabalho colaborativo que tem sido parte de nossa estratégia nos últimos cinco anos. Cristiano Lincoln permanece conosco trabalhando a estratégia como membro do advisory board, e João Lins assume como CEO da Tempest para liderar o próximo ciclo da empresa, junto com todo o time de diretores que também permanece”. O executivo ressalta que “João é uma liderança com 20 anos de experiência de Tempest, reconhecido na empresa e no mercado como referência em ciber. Trabalhamos juntos em vários projetos estratégicos, e estamos seguros que sob sua liderança a Tempest continuará o seu caminho de excelência, crescimento, inovação e celeiro de talentos. A Tempest segue com força e solidez, e a escolha de João para essa próxima fase da empresa é uma mostra da confiança que temos no time e na continuidade do DNA da Tempest perante os colaboradores, clientes e mercado em geral“.

Sobre a Tempest

A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global e uma das maiores companhias brasileiras especializadas em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais. Sediada no Recife, a Tempest conta também com escritórios em São Paulo e Londres, com mais de 400 colaboradores. Ao longo de seus mais de 20 anos de história, a Tempest ajudou a proteger mais de 900 empresas de todos os portes e setores, dentre elas companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústria e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido. Em 2020, a Tempest conquistou um parceiro de peso para continuar na vanguarda da cibersegurança, recebendo um grande aporte da Embraer, companhia brasileira de engenharia aeroespacial, o qual resultou em um dos maiores investimentos já realizados na história do setor de cibersegurança na América Latina.

Últimas notícias