Tomada de decisões empresariais em 2024 não será mais possível sem monitoramento de dados

Projeções apontam que produção de informações alcançará um aumento de 175 vezes até 2025

Salvador, 18/12/2023 – Em um cenário corporativo cada vez mais orientado por dados, especialistas e líderes do setor enfatizaram que, até 2024, não será mais viável tomar decisões estratégicas sem basear-se no monitoramento eficiente dos dados.

“Anteriormente, a área de TI era vista como responsável por garantir o funcionamento operacional, mas nos últimos anos, tornou-se protagonista, desempenhando um papel crucial nas prioridades de negócios, incluindo produtividade, redução de custos e eficiência.”, diz Claudia Medina, Líder de Domínio de Software da IDC Latam, durante a segunda edição do Zabbix Fórum México, no mês de novembro.

A análise estratégica realizada na América Latina revela que empresas avançadas em suas estratégias de dados têm 2.6 vezes mais chances de aumentar a receita e até 3.7 vezes mais de agilizar todos os processos comerciais. No entanto, a especialista alerta que muitas organizações ainda não perceberam totalmente o potencial de seus dados, com 60% delas não aproveitando adequadamente as informações já disponíveis.

Luciano Alves, CEO da Zabbix Latam, ressalta a importância do monitoramento de dados na tomada de decisões estratégicas. Ele enfatiza que a combinação do monitoramento com a análise preditiva possibilita a compreensão de formas alternativas para a prevenção de cenários específicos, identificando respostas, escolhendo ferramentas adequadas e envolvendo partes interessadas para garantir visibilidade e acesso à informação.

Um ponto de destaque foi a mudança de percepção em relação aos processos tecnológicos. Anteriormente vistos de maneira negativa, agora se reconhece que a automação de processos rotineiros e demorados não significa cortes, mas sim uma oportunidade de liberar tempo para atividades estratégicas, impulsionando o desenvolvimento do negócio.

Com a expectativa de um aumento exponencial na geração de informações até 2025, atingindo 175 vezes os níveis de 2011, fica claro que as empresas devem repensar suas estratégias de dados. A monetização crescente dos dados destaca a necessidade de entender padrões de consumo, segmentar informações e resolver desafios operacionais por meio de modelos eficazes.

“Empresas de todos os portes podem se beneficiar do monitoramento de dados, especialmente aquelas que adotam soluções de código aberto. Não se trata apenas de um departamento específico, mas sim de uma cultura organizacional voltada para a coleta e utilização inteligente de informações em todas as áreas de uma empresa”, destaca Luciano.

O monitoramento de dados emerge como a peça fundamental para a tomada de decisões estratégicas em um mundo empresarial cada vez mais orientado por dados. As organizações são incentivadas a abraçar essa mudança para garantir uma posição vantajosa entre seus concorrentes e o mercado como um todo no cenário corporativo futuro.

Últimas notícias