TeleData recebe premiação da Fortinet nos EUA e consolida seu portfólio de serviços

Empresa baiana é reconhecida internacionalmente pela Fortinet por expertise em segurança da informação

Na foto: Ricardo Oliveira, Eliane Farias e André Oliveira, sócios da TeleData.

Salvador, 25/04/2023 – Com sede em Salvador, a TLD Teledata é uma empresa que surgiu em 1990 na capital baiana, inicialmente atuando na área de telecomunicações e, com o tempo adicionou a Tecnologia da Informação ao portfólio de serviços. Hoje conta com 100 colaboradores nos estados da Bahia e Sergipe e acumula mais de 33 anos de expertise em operações de contact center, serviços de TI, soluções em segurança da informação, monitoramento de rede, infraestrutura, comunicação e omnichannel, uma forma de integrar canais para otimizar a experiência do usuário.

“A TeleData é uma empresa tradicional com três décadas de existência. Nascemos no mundo da tecnologia, com um olhar para a telecomunicação. Hoje acompanhamos toda a evolução tecnológica para atender à demanda de mercado com foco em prover serviços e entregar soluções de omnicanalidade. No campo da infraestrutura e cibersegurança, nosso objetivo é conectar empresas e pessoas de forma segura, tanto instituições públicas, quanto iniciativa privada e cidadãos em geral”, contextualiza o CEO da TeleData, Ricardo Oliveira.

Novidades para o Congresso SUCESU BA 2023

Parceiro diamante do Congresso SUCESU BA 2023 com efetivo apoio ao evento pelo sétimo ano consecutivo, a TeleData promete surpresas para os participantes desta edição, que ocorre nos dias 14 e 15 de junho, no Hotel Deville Prime Salvador.

“Certamente levaremos muitas novidades, como fizemos em outras oportunidades. Vamos apresentar o que há de vanguarda em cibersegurança com o objetivo de engajar o público do evento, que é o mais importante para o ecossistema de TI da Bahia”, pontua o executivo.

Segurança cibernética de alto impacto

Em uma sociedade em exponencial transformação digital, com a evolução constante dos dispositivos e da tecnologia, o propósito da TeleData é conectar e proteger pessoas e empresas de ataques cibernéticos entregando soluções personalizadas e de alto impacto, como o SPY TLD, um conjunto de ferramentas que permite o monitoramento em tempo real de ambiente de TI e o IRES TLD, solução que traz o conceito de omnichannel unindo todos os pontos de contato com seu público numa mesma interface.

Em relatório global de 2022 sobre segurança cibernética, a Fortinet divulgou que 90% das organizações do ramo da Tecnologia Operacional (OT) foram invadidas. Tais invasões causam prejuízos milionários às organizações, provocando interrupções operacionais e industriais, além de destruir dados corporativos ou até vazamento para a dark web.

“Hoje a segurança cibernética vem se mostrando cada vez mais como uma necessidade efetiva de mercado, necessidade de proteção das organizações, pessoas e empresas. Por isso, o nosso portfólio é cada vez mais abrangente. Buscando sair do modelo tradicional da proteção da área de perímetro, para o cenário atual da tecnologia e cibersegurança no contexto avançado visando garantir a segurança fim a fim, não apenas de dados dos usuários, mas também de todo arcabouço tecnológico que compõe a infraestrutura das empresas”, explica Oliveira.

Projetos, clientes, premiações e reconhecimento internacional

Por conta de cases reconhecidos nacional e internacionalmente, a Fortinet, líder global em segurança cibernética e principal parceiro da TLD premiou a TeleData como Parceiro do Ano | Partner of the Year 2022 (América Latina), no Fortinet Acelerate 2023, evento global para 5 mil pessoas realizado no início de abril, em Orlando (Flórida – EUA). Antes do reconhecimento nos Estados Unidos, a TeleData recebeu prêmios de Destaque Regional | Regional Partner 2022 (Nordeste), em evento com todos os parceiros da Fortinet no Brasil, em São Paulo, destaque em Soluções de OT (Tecnologias Operativas), destaque Parceiro do Ano do Fortinet Partner Forum Brasil e destaque Operational Technology Partner 2022.

“Em 2022, muitas conquistas chegaram para o mercado de tecnologia. O efeito pandemia trouxe uma crescente demanda, e não foi diferente para a cibersegurança. A TeleData acompanha essa jornada. Em função de toda essa conquista de mercado e trabalho desenvolvido recebemos grandes prêmios, como exemplo um projeto de grande relevância desenvolvido para a Chesf, que nos deu premiação de destaque nacional”, ressalta.

A TeleData participa do Consórcio Infovia Salvador, uma poderosa rede de fibra óptica própria da Prefeitura Municipal de Salvador, atuando no processamento da informação, cibersegurança, construção e gestão dessa infraestrutura fundamental para o Plano Diretor de Tecnologias para Cidades Inteligentes de Salvador.

Na carteira dos principais clientes da TLD estão empresas privadas, governos e prefeituras, indústria e utilities com destaque para grandes projetos desenvolvidos para a Embasa, Ferbasa, Tribunal de Justiça da Bahia, Tribunal de Justiça de Sergipe, Ministério Público da Bahia, Ministério Público de Sergipe, Obras Sociais Irmâ Dulce, Le Biscuit, Maratá, Sesc, Crea-BA, Cetrel, Prefeitura de Salvador, Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), Hospital Aliança, GovBA, dentre outros.

Veja o vídeo com a entrevista aqui.

Desafios da cibersegurança x inteligência artificial x deepfakes

Nos últimos meses, o debate foi ampliado sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) em composições musicais, ensaios fotográficos, carros autônomos e chat terapeutas. Com a premiação de uma foto falsa em um grande concurso, o Sony World Photography Award, o artista alemão Boris Eldagsen disse que inscreveu a foto para testar a reação do júri a uma imagem artificial. O fato bastou para gerar um debate sobre uso da IA na fotografia, sobretudo, os chamados deepfakes, imagens realistas e de difícil identificação.

“Com o avanço da tecnologia, chat GPT, deepfake, os desafios para manter dados seguros só aumentam, exatamente porque temos muitas atividades baseadas em mecanismos robotizados, como machine learning, IA. Hoje, a dificuldade em lidar com a informação e os dados gerados pela tecnologia aumenta e nos traz um questionamento: como a IA está influenciando o mercado? Com isso, a cibersegurança está cada vez mais inserida nesse processo e precisa estar de mãos dadas com as organizações e entidades públicas para que efetivamente as informações estejam protegidas e sejam veiculadas da forma mais segura possível”, pondera o CEO.

A TeleData mantém ainda, por três anos consecutivos, o selo GPTW (Great Place To Work), consolidando-se como umas das três melhores empresas da Bahia para se trabalhar.

Veja o vídeo com a entrevista aqui.

Últimas notícias