TCS encerra FY20 com grandes negócios conquistados

Salvador, 23/04/2020 – A Tata Consultancy Services, empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, divulgou seus resultados financeiros consolidados de acordo com os padrões IFRS e IndAS referentes ao trimestre final do ano fiscal encerrado em 31 de março de 2020.

Comentando o desempenho em Q4, Rajesh Gopinathan, CEO e diretor geral da TCS, afirma que “em meio às turbulências das últimas semanas, nossa prioridade tem sido proteger a saúde e o bem-estar de nossos associados enquanto apoiamos as atividades de missão crítica de nossos clientes mundialmente. A agilidade, a resiliência e a adaptabilidade do nosso modelo operacional foram colocadas à prova e se mostraram mais fortes do que nunca. Isso fortaleceu ainda mais a confiança de nossos clientes na TCS. Muitos deles entraram em contato conosco para expressar gratidão pela forma como nossas equipes foram além para ajudá-los a manter seus negócios funcionando sob circunstâncias muito difíceis. Quero agradecer a todos os TCSers que demonstraram imensa coragem, determinação e engenhosidade, seguindo o verdadeiro espírito da TCS, para tornar isso possível”.

O executivo acrescentou que “a pandemia reverteu completamente o momento positivo que começamos a ver em algumas das nossas maiores verticais na primeira metade do trimestre. Do lado positivo, conquistamos uma carteira muito sólida de pedidos no trimestre, sendo a maior de todas desde que começamos a reportar essa métrica. Organizações em todo o mundo estão percebendo a necessidade de resiliência operacional e dos sistemas. Muitos dos grandes contratos que assinamos durante o trimestre abordam exatamente essa demanda. São importantes programas de transformação que exploram o poder da tecnologia para tornar as operações de nossos clientes mais enxutas, rápidas e resilientes”.

Para N Ganapathy Subramaniam, diretor executivo e de operações da TCS, “a Covid-19 nos apresentou um desafio operacional de escala, velocidade e complexidade. Embora tenhamos sido pioneiros do Location Independent Agile, mudar um modelo de infraestrutura estabelecido há muito tempo de uma organização de mais de 448 mil funcionários em questão de dias está desafiando os limites da independência da localização e da agilidade. Também foi necessário recalibrar a metodologia de gestão de projetos e a postura de segurança. O resultado foi nossa estrutura Secure Borderless Workspaces, que agora permite que cerca de 90% de nossos associados trabalhem remotamente e com segurança. Apesar dos lockdowns, estou satisfeito em saber que nossos clientes continuam contando com a mesma energia e certeza de entrega da TCS de antes. No geral, conseguimos não apenas manter todos os serviços essenciais de nossos clientes, mas também dar continuidade aos programas de crescimento e transformação. Quanto às métricas operacionais, estou particularmente satisfeito com as robustas métricas dos clientes neste trimestre, com fortes ganhos na maior parte de suas receitas”.

De acordo com V Ramakrishnan, diretor financeiro da TCS, “a velocidade com a qual conseguimos migrar de um processo de entrega altamente centralizado para um modelo totalmente distribuído também se deve aos investimentos que temos feito ao longo dos anos para construir um núcleo ágil e resiliente. Digitalizamos praticamente todos os nossos processos e investimos em avançadas infraestruturas e ferramentas de colaboração para apoiar nosso modelo de entrega Ágil independente de localização e nossos Locais de Trabalho Seguros fora da Empresa (SBWS). Nesse período difícil e incerto, nosso sólido balanço patrimonial, a melhor lucratividade da categoria e a resiliência inerente ao nosso modelo de negócios nos colocam em excelente posição para enfrentar os futuros desafios e ganhar participação de mercado”.

Destaques de Q4 por segmento

IndústriasO crescimento da receita foi liderado por Ciências e Saúde (16,2%), Comunicação & Mídia (9,3%) e Manufatura (7%). O setor de Varejo & Bens de Consumo Embalados cresceu 4,2% e o de Tecnologia & Serviços, 3,5%. A receita do segmento de Serviços Bancários, Financeiros e de Seguros teve queda de 1,3%.

MercadosO crescimento foi liderado pela Europa (11,9%) e Reino Unido (5,4%). A América Latina cresceu 3,9%, Ásia-Pacífico, 3,5% e a região do Oriente Médio e África, 1,3%. A América do Norte registrou crescimento de 0,2%, enquanto a Índia teve queda de 1,9%.

Serviços:

•  Consultoria & Serviços de Integração: O Enterprise Agility, como facilitador essencial dos objetivos de transformação do modelo operacional da empresa, garantiu várias conquistas. Em meio à crise atual, esses serviços têm ajudado os clientes a reorientar as cadeias de suprimentos para garantir resiliência e atender às demandas críticas. Outro impulsionador do crescimento foram os projetos em torno das ofertas de Transformação Financeira da TCS.

•  Serviços de Transformação Digital: As estruturas MFDM e Bringing Life to Things continuaram a ganhar interesse e impulsionaram vários projetos de transformação. Os serviços de Engenharia, Nuvem, Cibersegurança e Automação Inteligente lideraram o crescimento durante o trimestre.

•  Operações de Negócios Cognitivos: As inovações da TCS em torno de operações de Inteligência Artificial/Machine Learning, crescimento do DevOps e Agile, e a próxima geração de soluções para ambientes de trabalho com experiência multicanal, personalizada e integrada, foram fatores determinantes do crescimento. Outras áreas de crescimento foram as ofertas relacionadas a RH cognitivo, F&A digital e experiência digital do cliente.

Pesquisa e Inovação

Até 31 de março de 2020, a empresa havia solicitado 5.216 patentes, incluindo 210 requeridas no trimestre. Até o momento, a companhia recebeu 1.341 patentes.

Recursos Humanos

A TCS contratou 24.179 funcionários em base líquida no exercício fiscal de 2020, totalizando 448.464 funcionários em 31 de março de 2020. A força de trabalho é jovem e muito diversificada, compreendendo 144 nacionalidades e com mulheres representando 36,2% da equipe.

A estratégia de desenvolvimento orgânico de talentos da TCS segue gerando excelentes resultados. Os funcionários somaram mais 37,7 milhões de horas acumuladas de treinamento no exercício fiscal de 2020, resultando em mais de 335.000 profissionais treinados em várias novas tecnologias e mais 417.000 treinados em metodologias Agile. A empresa continua sendo a empregadora preferida, com o melhor índice de retenção de talentos do setor. A taxa de rotatividade em serviços de TI (últimos 12 meses) ficou em 12,1%.

“Em meio a essa situação sem precedentes, aumentamos nosso engajamento associado em quatro dimensões – bem-estar pessoal, engajamento no trabalho, aprendizado & desenvolvimento e engajamento social. Os resultados foram excelentes. Apesar do estresse de estarmos isolados, mantivemos um bom ânimo. Temos visto os associados mostrar um forte senso de responsabilidade pelos resultados”, afirma Milind Lakkad, chefe global de Recursos Humanos. “Durante grandes crises, surgem grandes oportunidades. Nosso modelo de Locais de Trabalho Seguros fora da Empresa (SBWS), que eleva o agnosticismo da localização a um nível mais elevado, representa o futuro do trabalho e vai melhorar a qualidade de vida dos nossos funcionários. Até 2025, acreditamos que nossos associados passarão apenas 25% do tempo nos escritórios.”

Últimas notícias